Translate

08 dezembro 2008

Contabilidade Pública

Com a aprovação no dia 21 de novembro das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público - (NBCASP) - o Conselho Federal de Contabilidade dá inicio a uma verdadeira revolução na Contabilidade Governamental brasileira.

A ênfase passa a ser o patrimônio como objeto de estudo da contabilidade enquanto ciência. O orçamento deixa de ser o protagonista da histórica da administração pública para se tornar um coadjuvante importante que trata do fluxo de caixa do Governo com base em autorização legislativa para arrecadar receitas e realizar despesas.

A mudança é grande e os profissionais de Contabilidade do serviço público terão que ficar preparados para essa virada de postura. Todos os fatos administrativos serão examinados e registrados não porque tem origem no orçamento, mas sim porque produzem alterações em algum elemento do ativo, passivo e patrimônio líquido.


Lino Martins da Silva, NBCASP: A grande reforma na Contabilidade Pública

Não sou tão otimista quanto o Lino.

2 comentários:

  1. Meu caro
    Ser ou não otimista é um problema de postura de cada um. Na vida sempre temos os otimistas e os pessimistas.
    Se pensarmos que em 1994 comemoramos 5 séculos do método das partidas dobradas e que permanentemente são feitas melhorias no processo contábil denominado empresarial, não vejo porque na Contabilidade Pública vamos acreditar em conceitos velhos e carcomidos que não tem mais sentido no século XXI.
    É preciso que todos, inclusive os professores que menosprezam o estudo da Contabilidade Pública façam um esforço para ampliar o estudo e a pesquisa na área pública. É isso que venho fazendo à muito tempo no Curso de Mestrado em Contabilidade da UERJ.
    É verdade que no Brasil se estuda pouco a Contabilidade aplicada a instituições nao lucrativas e alguns por ignorarem as especificidades dessa Contabilidade querem pasteurizar sua aplicação
    Lino Martins

    ResponderExcluir
  2. Olá Professor, continuo acompanhando e me inspirando em seu blog.
    É muito difícil ser otimista quando se trata de mudanças expressivas no setor público, mas não é impossível que elas aconteçam.
    O tempo nos dará as respostas!
    Um abração

    ResponderExcluir