Translate

30 setembro 2008

O papel da contabilidade na crise

É claro que o antigo sistema falhou - caso contrário não iria precisar do socorro -, mas o diagnóstico do que aconteceu pode ser importante para decidir quais as mudanças são necessárias.

Neste momento, os liberais acusam a desregulamentação, que começou sob Ronald Reagan, e sistema financeiro ficou fora de controle, e os conservadores estão apontando para as intervenções no mercado pelos liberais - nomeadamente os esforços para garantir empréstimos hipotecários para os pobres e das minorias - como sendo a causa da bagunça.

Os conservadores também estão apontando para as regras contábeis (...)

A regra contábil que exige dos bancos marcar os seus bens a seu valor de mercado tem sido amplamente acusada de produzir perdas que assusta os investidores. Newt Gingrich, o ex-porta-voz da Câmara, disse domingo no programa ABC This Week "que entre metade a 70 por cento do problema" foi causado pela regra, e alguns legisladores republicanos têm pressionado para suspender a lei.

Mas se alguém quiser olhar as regras contabilísticas como causa, seria mais produtivo analisar as regras que permitiram a crise crescer sem ser notada, não a regra que finalmente trouxe a verdade à opinião pública. (...)

Em qualquer caso, é tarde demais para abandonar a contabilidade da marcação a mercado.


After the Deal, the Focus Will Shift to Regulation - Floyd Norris, 29/09/2008 - The New York Times - Late Edition - Final - 1


Acredito que esta seja uma resposta adequada ao texto de Michael Hudson (O resgate de todos os resgates, via Notícias Contábeis) que fala em:

Esses bilhões de dólares foram sacrificados para manter vivo um sonho: as ficções contábeis postas sobre o papel por empresas que ingressaram em um mundo irreal fundado em uma contabilidade falsa que praticamente todo o mundo financeiro sabia ser enganosa.


Mas reforçando o argumento de Norris apresentado acima, Binyamin Appelbaum, David Cho e Neil Irwin, em Broad Authority, Lots of Money And Uncertainty, The Washington Post, FINAL, p. A01) lembram que independente da regra contábil de marcação a mercado, o problema era que os bancos não tinham mais dinheiro pois fizeram péssimos empréstimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário