Translate

25 setembro 2008

FBI Investiga

FBI: alvo são 26 empresas e 1.400 intermediários
O Globo - 25/9/2008

De olho nos altos executivos

WASHINGTON. O FBI (a polícia federal americana) está investigando 26 empresas suspeitas de cometer irregularidades contábeis ou de ter incentivado investidores a comprar ativos garantidos por hipotecas subprime, sem alertá-los do risco. Inicialmente, o FBI anunciou que apenas as agências hipotecárias Fannie Mae e Freddie Mac, o banco de investimentos Lehman Brothers e a seguradora American International Group (AIG) estavam na mira da instituição. Além dessas grandes empresas, 1.400 intermediários de crédito imobiliário, incluindo pequenas corretoras e pessoas físicas, também estão sob investigação.

De acordo com o “The Wall Street Journal”, fontes do FBI revelaram que mais de 3.500 casos ligados ao mercado de hipoteca foram investigados desde 2005, com processos em 700 deles. O argumento do FBI, no entanto, é de que o colapso do mercado imobiliário tem raízes mais em práticas de negócios de risco que em fraudes.

Com o avanço do debate sobre o pacote de resgate ao mercado financeiro, aumenta a pressão sobre o FBI e os reguladores para que altos executivos sejam responsabilizados por sua parcela de culpa na crise.

Ao assumir participação em algumas empresas financeiras, no entanto, o governo pode limitar sua capacidade de impor multas aos executivos, dizem legisladores.

A complexidade dos instrumentos financeiros que surgiram nos últimos anos, no entanto, diz o “The Wall Street Journal”, gera dúvidas sobre o tipo de delito que os executivos podem ter cometido e se poderiam ser processados.

— Se alguém manipulou ou falsificou contabilidade, ou fez coisas que não devia fazer, quero que assuma a responsabilidade — disse o presidente do Comitê Judiciário do Senado, senador democrata Vermon Patrick Patrick Leahy, ao diretor do FBI, Robert Mueller, em uma audiência na semana passada.

fraude

Nenhum comentário:

Postar um comentário