Translate

06 abril 2015

Finanças Pessoais: Pirâmide

A pirâmide é um tipo de rendimento que oferece um elevado retorno. Parece ser extremamente atrativo, e é se você souber a hora de aplicar seus recursos e sair. Por suas características, a pirâmide está fadada a quebra: ou seja, se você mantiver seu dinheiro aplicado neste tipo de investimento, fatalmente irá perder tudo, ou quase tudo, em algum momento do futuro. Por este motivo, o conselho geral é não invista em investimento com a característica de pirâmide.

E quais são as características de um investimento do tipo pirâmide? Em primeiro lugar, a promessa de elevados retornos para o seu dinheiro. Se uma proposta oferecer uma rentabilidade bem acima do normal, saiba que pode ser uma pirâmide. A oferta de uma elevada rentabilidade é apregoada pela comparação com outros investimentos ou depoimentos pessoais.

A segunda característica de uma pirâmide é que depende de um processo de captura de novos aplicadores. Assim, se você foi um dos primeiros a fazer a aplicação existe probabilidade de ganhar algum dinheiro; mas se você entrou no final, provavelmente irá perder seus recursos. Esta característica permite que o gestor da pirâmide pague os primeiros investidores com o dinheiro que está entrando dos novos. Se ele conseguiu muitas novas pessoas que acreditaram nas suas promessas, estas pessoas irão aplicar seus recursos e somente receber no futuro. Mas o dinheiro que entrar irá ser usado para o pagamento das promessas antigas. Se não conseguir muitas novas pessoas, o esquema irá ruir e muitos perderão.

O que leva uma pessoa a colocar seus recursos numa pirâmide? Existem várias explicações, como a ganância, o otimismo exagerado, a credulidade, a inveja, entre outras. Para não ser enganado faça sempre duas perguntas: O investimento está prometendo um retorno muito maior que uma aplicação comum?; Dependem de novos aplicadores para continuar? A segunda pergunta é mais difícil de ser respondida; talvez possa ser substituída por: meus conhecidos já sabem do esquema e estão aplicando seus recursos no esquema? Se a resposta for afirmativa, saia já, pois é melhor ser um desconfiado com dinheiro do que um ganancioso sem recursos para o futuro.

Nos últimos anos tivemos vários casos de pirâmide: o boi gordo, a avestruz e o Telex-free são alguns exemplos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário