Translate

01 julho 2014

Curso de Contabilidade Básica: Saldo Inicial, Saldo Final

No dia 31 de dezembro, as 23:59h, o contador apura o valor existente na conta caixa da empresa. Este montante será o montante constante do balanço patrimonial ao final do exercício social. No primeiro dia do exercício social, no seu primeiro minuto, o contador não precisa fazer a contagem para saber quanto tem no caixa. O caixa no início do exercício social é o caixa existente no final do período. Com o passar do tempo isto parece óbvio demais.

Esta regra também é válida para a Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC). No final desta demonstração é informado o saldo inicial e o saldo final. A regra é que o saldo final do período anterior é igual ao saldo inicial do período atual. Às vezes encontramos situações esdrúxulas, nas quais esta regra não é observada. Também em grandes empresas.

Veja o caso da Petrobras uma empresa que deve possuir centenas de funcionários fazendo sua contabilidade. Para ajudar os investidores, a empresa preparou uma planilha Excel com as principais informações contábeis. Eis o que o leitor poderá encontrar nesta planilha:
 A figura acima foi obtida no dia 30 de junho e mostra as principais contas da DFC. Uma figura com destaque encontra-se a seguir:
O saldo inicial da conta “caixa e equivalentes” do primeiro trimestre de 2014 é de 37 bilhões de reais. Este também é o saldo final em 31 de dezembro de 2013. Mas o saldo inicial do quarto trimestre é de 39 bilhões, positivo, e a planilha informa que o saldo final do trimestre anterior, que deveria ser estes mesmos 39 bilhões é, na verdade, 39 bilhões negativo. O saldo inicial do caixa do terceiro trimestre também não corresponde ao saldo final do segundo trimestre, conforme destacado na figura. (Na verdade existem outros exercícios nos quais esta regra básica não é observada. E é interessante ressaltar que algumas fórmulas de checagem poderiam prever estes desencontros).

Duas lições importantes deste caso. Em primeiro lugar, desconfie da informação entregue pela empresa. (O valor correto é de 39.350 e 51.250, em milhões de reais) Em segundo, percebemos que mesmo as maiores empresas podem cometer erros na sua contabilidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário