Translate

10 março 2012

E&Y e o Lobby

A Reuters apresenta uma questão interessante sobre a empresa de auditoria Ernst & Young. Segundo a Reuters (via aqui) revelou, existe um grupo consultivo (advisory group) dentro da empresa chamado Washington Council Ernst & Young. A função do grupo é "ajudar a gestão de oportunidades dos clientes e risco associado com o processo legislativo e regulatório". Isto é sinônimo de "lobby".

Nos Estados Unidos a atividade de lobby é regulamentada e legal. Onde estaria o problema? Entre os clientes do Washington Council algumas empresas que a Ernst & Young faz auditoria. Isto levanta a questão de uma empresa de auditoria que defende os interesses dos seus clientes. Seria contrário aos interesses do mercado, que deseja que a empresa seja realmente independente (afinal o parecer é dos auditores independentes)?

Em 2004 a empresa foi punida por violar as regras de independência. E o atual CEO da Ernst & Young possui uma empresa de lobby. A mesma empresa foi responsável pelo esquema Repo 105, revelado pelo relatório preparado por Valuskas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário