Translate

09 março 2012

Valor do Empreendimento (Enterprise Value)


Definição – Refere-se ao montante de dinheiro necessário para adquirir uma empresa e reduzir todas suas dívidas.

Fórmula – Valor do Empreendimento = Capitalização + Dívida – Caixa e Equivalentes

Sendo
Capitalização – valor de mercado do patrimônio líquido da empresa, resultante do preço de mercado da empresa pelo número de ações existentes;
Dívida – valor das dívidas de curto e longo prazo da empresa. Observe que são considerados somente os passivos onerosos (empréstimos, financiamentos e debêntures). Os passivos de funcionamento (fornecedores, impostos, salários a pagar, entre outros) não são considerados.
Caixa e Equivalentes – corresponde ao total existente no caixa da empresa, na mesma data das demais medidas.

Unidade de Medida – Valor expresso em unidade monetária. Como a informação da dívida é obtida nas demonstrações contábeis, o valor do empreendimento corresponde a montante de final de período (trimestre ou ano).

Intervalo da medida – Entre zero e infinito. Quanto maior a empresa, maior o valor do empreendimento. Entretanto, podem existir empresas com valor teórico do empreendimento negativo. Isto acontece quando o valor do caixa e equivalentes é tão grande que suplanta o total da dívida e capitalização. Este é caso é mais teórico do que prático, já que uma empresa como esta está sujeita ao processo de arbitragem: um investidor externo pode comprar suas ações no mercado, liquidar a dívida e ainda ter dinheiro.

Como calcular – O cálculo da capitalização já foi objeto de postagem específica. A este valor, somam-se somente os passivos onerosos e subtrai o caixa e equivalente da empresa. Estes valores são encontrados no balanço patrimonial da empresa.

A figura abaixo foi extraída da Gerdau (clique na imagem para ver melhor)

Considerando somente os empréstimos e financiamentos (1715 e 11182 milhões), as debêntures (42 e 744 milhões) e obrigações por compra de ações (533 milhões) tem-se uma dívida total de R$14 217 milhões.

Com respeito ao caixa da Gerdau, utiliza-se o caixa e equivalentes de 1.477 milhões, conforme figura a seguir:


Assim, o valor do empreendimento seria:

Valor do Empreendimento = 23520 + 14217 – 1477 = 36260 milhões de reais

Você precisaria de 36 bilhões de reais para comprar a Gerdau, pagar suas dívidas. E o caixa? Como você comprou a empresa, o caixa é seu, por isto este dado é retirado do cálculo.

Grau de utilidade – Regular. O fato de necessitar da capitalização restringe bastante seu uso, geralmente restrito as empresas de capital aberto. Além disto, e ao contrário da capitalização, a informação possui uma periodicidade que acompanha a divulgação das demonstrações contábeis.

Controvérsia de Medida – Existem algumas controvérsias em razão de algumas exclusões e adições. No exemplo apresentado anteriormente a inclusão da dívida foi bastante restrita, o que diminuiu o valor do empreendimento. Por outro lado, foi incluindo somente caixa e equivalentes. Se fosse incluído também as aplicações financeiras de curto prazo (3 bilhões de reais), o valor do empreendimento seria menor.

Cuidados Adicionais
a) Em geral podemos dizer que o valor do empreendimento corresponde ao que precisamos para comprar uma empresa e saldar suas dívidas. Mas isto é muito mais na teoria. Se começarmos a comprar as ações da Gerdau, o movimento natural do mercado é um aumento nos preços, o que aumentaria a capitalização. Além disto, para algumas empresas, o preço da ação negociada na bolsa não inclui o seu “controle”, o que tende a elevar ainda mais a capitalização;
b) Algumas empresas possuem aplicações financeiras de longo prazo, como era o caso da Gerdau no final de 2010. Em geral não se deve incluir estes valores no valor do empreendimento.
c) Uma vantagem do valor do empreendimento sobre a capitalização é considerar a estrutura de financiamento. Na Gerdau, quase 40% do valor é proveniente de dívidas com terceiros.
d) O valor do empreendimento pode ser usado de maneira relativa. Ou seja, comparando seu valor com as receitas totais, por exemplo. Isto aumenta o grau de utilidade da medida
e) Algumas bases de dados fornecem este número. É importante saber a forma de cálculo.
f) É possível simplificar a maneira de obter o valor do empreendimento somando a capitalização com o passivo da empresa e subtraindo caixa e equivalentes. No caso da Gerdau seria: 23520 + 17319 – 1477 = 39 362 milhões. Ou 3 bilhões acima do valor obtido anteriormente.

Veja também 

Capitalização
Margem Bruta 
ROI 
Liquidez Corrente 

2 comentários: