Translate

02 maio 2024

Relatório Anual da Fundação IFRS 2

Agora as palavras do chefe dos curadores da Fundação, responsável pelas decisões estratégicas da Fundação:

À medida que as necessidades de informação dos investidores evoluíram, também evoluíram os Padrões IFRS — atualizamos e aprimoramos esses padrões para refletir os modelos de negócios em mudança, a inovação impulsionada pela tecnologia e, mais recentemente, o desejo dos investidores de entender os riscos e oportunidades relacionados à sustentabilidade. Nossa Constituição exige que os Curadores garantam que a Fundação IFRS tenha a estratégia, os recursos e a governança necessários para que os Padrões IFRS atendam às necessidades sempre em mudança dos mercados globais. Estou satisfeito em relatar que, em 2023, continuamos a fazer progressos importantes para atender a essas necessidades.

A criação do Conselho de Normas Internacionais de Sustentabilidade (ISSB) em 2021, para atuar ao lado do Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade (IASB), representou a mudança mais significativa na Fundação IFRS desde sua formação em 2001 [grifo do blog]. Ambos os conselhos servem ao interesse público — fornecendo aos mercados de capitais globais informações melhores que permitem aos investidores tomar decisões mais acertadas. Portanto, é essencial que todas as partes da Fundação IFRS, os dois conselhos e a equipe em todos os locais, continuem trabalhando juntos em direção a esse objetivo comum.

Em 2023, o programa Uma Fundação nos permitiu concluir a consolidação dos sistemas e processos do Conselho de Padrões de Divulgação Climática e da Fundação de Relatórios de Valor (VRF) [1]. Nosso investimento em transformação tecnológica nos últimos anos facilitou bastante essa integração.

Também priorizamos o trabalho para garantir que todos os funcionários, independentemente da função ou localização, se sintam parte de uma única organização com uma cultura comum e valores compartilhados. O framework cultural resultante servirá como um importante ponto de referência à medida que a organização continua a crescer e evoluir durante 2024.

Aprimorando a prestação de contas financeiras

Como Curadores, supervisionamos e trabalhamos com a liderança do IASB e do ISSB para apoiar a realização de seus respectivos objetivos.

O ISSB fez mais progressos substanciais, baseando-se nos compromissos assumidos pela Fundação IFRS no momento de seu lançamento. Em 2023, o ISSB emitiu suas primeiras Normas de Divulgação de Sustentabilidade IFRS e, o que é importante, teve essas normas validadas e endossadas pela Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO) — refletindo o endosso da IOSCO às Normas Contábeis do órgão predecessor do IASB em maio de 2000.

Os Curadores supervisionaram a criação e a nomeação de vários órgãos consultivos e consultivos para o ISSB e garantiram que os recursos necessários fossem fornecidos para permitir que o ISSB desenvolvesse atividades de capacitação.

Em 2024, trabalharemos com parceiros para implementar um programa de capacitação para apoiar os mercados, com foco nas economias emergentes e em desenvolvimento, na preparação para aplicar as Normas de Divulgação de Sustentabilidade IFRS. Também buscaremos avançar na adoção jurisdicional trabalhando com autoridades públicas em um nível internacional e jurisdicional — incluindo com colegas no Conselho de Estabilidade Financeira e na IOSCO.

O IASB continuou a adaptar as Normas Contábeis IFRS de acordo com as necessidades de informação dos investidores em evolução. Entre várias inovações, um projeto importante é a revisão dos requisitos para as demonstrações financeiras — com foco na demonstração de resultado do exercício e nas notas — que por décadas serviram como pilares para a tomada de decisões de investimento. Os novos requisitos serão emitidos em 2024 e representarão a primeira nova Norma Contábil IFRS em vários anos.

O IASB também espera iniciar dois novos projetos sobre a divulgação dos fluxos de caixa e intangíveis, respondendo às necessidades de informação dos investidores.

Os Curadores continuarão a avaliar a direção estratégica do relatório corporativo por ambos os conselhos.

Recursos para a organização

Nenhum deste trabalho seria possível sem uma organização bem dotada de recursos — outra responsabilidade vital dos Curadores. Garantir o financiamento da Fundação para apoiar o crescimento e o desenvolvimento continuará sendo uma prioridade para os Curadores. Em 2023, trabalhamos para manter o financiamento do IASB enquanto iniciávamos diferentes abordagens de financiamento para o ISSB, apoiadas por nossos parceiros, para substituir gradualmente o financiamento inicial. No entanto, é necessário um foco e engajamento contínuos para garantir a diversidade apropriada, a força e a estabilidade nas fontes de financiamento.

Os Curadores supervisionaram o desenvolvimento adicional de nosso modelo multi-localização (veja página 25) [2]. Em 2023, abrimos o escritório do ISSB em Pequim e nomeamos novos Diretores de Escritório para nossos escritórios em Frankfurt, Montreal e Tóquio.

Em 2024, mudaremos de nossa sede temporária em Montreal para nossa nova localização permanente na cidade.

No nível de liderança, Linda Mezon-Hutter assumiu seu papel como Vice-Presidente do IASB, ao lado de dois novos membros do conselho — trazendo o IASB ao seu complemento total de 14 membros. Também fiquei encantado em confirmar a recondução de Emmanuel Faber para cumprir um segundo mandato como Presidente do ISSB a partir de 2025 — proporcionando assim estabilidade e certeza ao ISSB.

Também fizemos um esforço consciente para garantir que a composição dos Curadores reflita a amplitude das responsabilidades da Fundação, com um equilíbrio apropriado entre expertise em questões de contabilidade e sustentabilidade.

O grupo de Curadores que se juntou em 2023 ajudou a proporcionar esse equilíbrio. Também fizemos algumas mudanças nos comitês dos Curadores, com a formação de um Comitê de Orçamento e Finanças, que agora é separado do Comitê de Auditoria e Risco.

Erkki Liikanen
Presidente dos Curadores da Fundação IFRS

[1] Ao contrário do presidente do Comitê de Monitoramento, aqui há um reconhecimento do trabalho prévio realizado.

[2] Esta é uma aposta interessante. Torna o processo de internacionalização mais fácil, mas será que não irá provocar um distanciamento entre os escritórios? E qual o sentido de ter um escritório em Montreal e outro em São Francisco, duas cidades no mesmo continente, mas que não são centros financeiros por excelência? Lembrando que no Canadá, Toronto é um polo muito mais forte que Montreal; o mesmo para Nova Iorque e São Francisco. O fato de Faber ser francês e Montreal ter uma herança francesa ajudou?

Nenhum comentário: