Translate

02 maio 2024

Relatório Anual da Fundação IFRS 1

Eis o trecho de Takashi Nagaoka, Presidente do Conselho de Monitoramento da Fundação IFRS. Este comitê é o responsável pela prestação de contas pública da entidade:

Para esse fim, em coordenação com os Curadores da Fundação IFRS, o Conselho de Monitoramento supervisionou a governança e o processo de estabelecimento de padrões na Fundação do ponto de vista do interesse público. Gostaria de aproveitar esta oportunidade para homenagear os esforços consistentes e proativos dos Curadores, bem como os da liderança e equipe do IASB e do ISSB.

**Estabelecimento de padrões de alta qualidade**

A criação do ISSB em 2021 representou uma grande mudança para a Fundação. Consequentemente, o Conselho de Monitoramento atualizou o Memorando de Entendimento com os Curadores para refletir o papel expandido da Fundação.

Após dois anos de trabalho intensivo [1], em junho de 2023 o ISSB emitiu suas primeiras Normas de Divulgação de Sustentabilidade IFRS, IFRS S1 e IFRS S2, que foram posteriormente endossadas pela IOSCO. Tendo alcançado esse marco importante, a próxima fase para o ISSB é avançar na consideração jurisdicional para adotar, aplicar ou de outra forma ser informado pelas Normas de Divulgação de Sustentabilidade IFRS para promover informações consistentes e comparáveis para investidores.

Em maio de 2023, o ISSB solicitou feedback sobre as prioridades para seu plano de trabalho bienal que começará em 2024. Enquanto o ISSB considera suas futuras prioridades, o Conselho de Monitoramento discutiu as expectativas para ir além do clima e adentrar outros tópicos de sustentabilidade, incluindo outros tópicos ambientais e sociais [2].

Espera-se que essas iniciativas do ISSB melhorem a transparência e a comparabilidade das informações nos mercados de capitais globais, atendendo assim às necessidades dos investidores. O Conselho de Monitoramento continua a colaborar com os Curadores para garantir que o trabalho de suporte à implementação das normas IFRS S1 e IFRS S2 e o desenvolvimento do plano de trabalho do ISSB sigam a mesma governança robusta e o devido processo como para as Normas Contábeis IFRS. Nesse contexto, é essencial para o seu sucesso que o ISSB se envolva proativamente com as partes interessadas relevantes, incluindo jurisdições.

Ao mesmo tempo, o Conselho de Monitoramento destaca a importância contínua do trabalho do IASB, que está lado a lado com o ISSB sob a nova estrutura da Fundação. O Conselho de Monitoramento saúda o progresso feito pelo IASB no desenvolvimento de Normas Contábeis IFRS em uma ampla gama de áreas, com projetos incluindo Demonstrações Financeiras Primárias e Combinações de Negócios — Divulgações, Goodwill e Impairment.

O Conselho de Monitoramento também aprecia a colaboração em andamento entre o IASB e o ISSB para facilitar a conectividade entre as demonstrações financeiras e as divulgações financeiras relacionadas à sustentabilidade.

**Nomeações e devido processo**

É essencial para o trabalho tanto do IASB quanto do ISSB que eles tenham as pessoas certas para apoiá-los como Curadores e também para liderar os respectivos conselhos.

Neste contexto, o Conselho de Monitoramento aprovou as nomeações de novos Curadores e a recondução de Curadores que haviam alcançado o fim de seus mandatos. Gostaria de agradecer aos Curadores que completaram seus mandatos por suas contribuições passadas e estou ansioso para trabalhar com os novos Curadores. O Conselho de Monitoramento apoiou a recondução do Presidente do ISSB e reafirmou a importância da continuidade e estabilidade que sua recondução traz para o ISSB neste momento crucial.

O Conselho de Monitoramento acolhe o trabalho contínuo dos Curadores para atualizar o Manual de Devido Processo após a formação do ISSB e continuará monitorando esse trabalho para garantir que prossiga de forma eficaz, fornecendo uma base sólida para o funcionamento adequado de ambos os conselhos.

Takashi Nagaoka
Presidente do Conselho de Monitoramento da Fundação IFRS

Tradução ChatGPT.

[1] Aqui talvez fosse interessante dar o devido crédito para as entidades que já estavam trabalhando nas normas. Quando a criação do ISSB e a incorporação de entidades que já funcionavam, com finalidade de produzir normas ambientais, a nova entidade herdou esse trabalho.

[2] Fico assustado aqui, pois parece que a brincadeira regulatória do ISSB não irá terminar. O presidente do Conselho de Monitoramento está preparando o terreno para que o ISSB não seja somente "S" de sustentabilidade.

Nenhum comentário: