Translate

15 dezembro 2023

Presença e Ausência no apoio ao ISSB

Cerca de 400 organizações, de 64 jurisdições, assinaram uma declaração de apoio para promover a adoção ou uso da divulgação de relatórios relacionados ao clima da International Sustainability Standards Board (ISSB).  Essa declaração foi anunciada durante a COP28. Seria um sinal de que o ISSB teria legitimidade entre empresas, investidores, bolsas de valores, profissionais de contabilidade, organizações multilaterais, ONGs, universidades, provedores de análises de dados, consultores corporativos e outros.

O documento enfatiza a importância de considerar os riscos climáticos, que estariam afetando as empresas. Entre os assinantes do documento é possível notar a presença da Organização Internacional de Comissões de Valores Mobiliários (IOSCO), do Conselho de Estabilidade Financeira do G20, do Fundo Monetário Internacional (FMI), Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), entidades das Nações Unidas, Banco Mundial e Banco Asiático de Desenvolvimento.

Entre os brasileiros, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC, Itaú Unibanco Holding SA, a Itaúsa, APIMEC Brazil – Brazilian Association of Investment Professionals in Capital Markets, B3 - The Brazilian Stock Exchange, Natura &Co. Há na lista de assinantes empresas conhecidas por serem poluidoras. Mas veja na listagem dos assinantes brasileiros a ausência dos profissionais certificados brasileiros e de instituições oficiais de crédito do governo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário