Translate

27 dezembro 2023

Google Trends e a manipulação da receita

Usando os dados do Google Trends, um grupo de pesquisadores tentou verificar se as buscas na rede social pelo nome de uma empresa tinham relação com a receita reportada. Os pesquisadores utilizaram uma métrica denominada MUP, que corresponde ao gerenciamento de receita para cima. A cada trimestre, o volume de buscas no Google Trends era comparado com o setor em que a empresa atuava. Deveria existir uma relação entre o crescimento nas vendas e a popularidade nas pesquisas do Google, mas quando isso não ocorre, não seria um caso estranho?


As empresas que se enquadravam nesse caso - receita acima, mas índice de busca abaixo - tinham mais chances de refazer sua receita inicialmente divulgada. Esse grupo também apresentava uma tendência a aumentar os valores a receber e a reduzir os valores estimados de não recebimento dos clientes (as antigas PDDs).

O índice criado na pesquisa era mais eficaz nas empresas que dependiam das vendas ao consumidor. O período de análise foi de 2004 a dezembro de 2020, para empresas com ações na bolsa dos Estados Unidos. Uma vantagem da medida é que ela não depende dos mecanismos tradicionais de controle gerencial ou do auditor externo.

O MUP não apenas se baseia no fácil acesso a dados gratuitos, como os autores enfatizam seu charme como uma métrica externa que é abençoadamente desprovida de controle gerencial. Isso a torna uma nova ferramenta potencialmente importante para os auditores, que, sob a prática típica de auditoria, devem triangular diferentes tipos de dados que, de uma maneira ou de outra, dependem da divulgação da administração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário