Translate

19 novembro 2020

Estamos perdendo nossa memória?

 


Você já deve ter se perguntado a razão de não guardarmos mais os números dos telefones. Eis trechos de um artigo que pergunta: Estamos perdendo nossa capacidade de lembrar? Eis trechos de um artigo que diz que isto é bom. 

Outro dia tive uma pequena crise, fiquei preocupada porque estava começando a ter problemas de memória. Algo devia estar errado! Comecei a notar (cada vez mais!) Minha incapacidade de lembrar coisas triviais; por exemplo, os pontos de ação de uma chamada do Zoom ou uma citação de um livro que li alguns meses atrás. Certamente isso não pode ser normal?

Antes de ligar para o consultório médico, fiz o que qualquer hipocondríaco decente faria e comecei a pesquisar no Google. Depois de clicar em algumas páginas, comecei a me sentir um pouco melhor. Foi normal. A memória de curto prazo (ou de trabalho) é ineficiente e, a menos que eu revisite o que estou tentando lembrar algumas vezes, provavelmente vou esquecê-lo. E não, não é um efeito colateral de fazer trinta anos. Ufa.

É um “recurso, não um bug” de como nossos sistemas de memória são projetados.

(...) Nós 'não conseguimos lembrar' das coisas porque há um limite para o que podemos manter em nossa memória de trabalho. Os pesquisadores costumavam pensar que ele poderia conter cerca de sete itens ou blocos, mas agora é amplamente aceito que a memória de trabalho armazena apenas cerca de quatro blocos de informação.

(...) De qualquer forma, há uma queda acentuada no que você lembra. A 'curva do esquecimento', como é chamada, é mais acentuada durante as primeiras vinte e quatro horas depois que você aprende algo. Exatamente o quanto você esquece, em termos percentuais, varia, mas a menos que você revise o material, grande parte dele escorrega pelo ralo. O que você lembra depois do primeiro dia tem uma boa chance de ainda ser retido depois dos trinta.

Repetição espaçada

Para melhorar a retenção, a repetição espaçada é normalmente usada. Essa técnica envolve repetir o que você está tentando reter, garantindo o espaçamento da repetição. Repetir uma nova palavra do vocabulário ou uma técnica de resolução de problemas, por exemplo, durante vários dias.

A boa notícia é que nossa memória de longo prazo tem espaço para bilhões de itens. Na verdade, pode haver tantos itens que eles podem enterrar uns aos outros. Pode ser difícil para você encontrar as informações de que precisa, a menos que pratique e repita pelo menos algumas vezes. Isso permite que as conexões sinóticas no cérebro se formem e se fortaleçam em uma estrutura duradoura.

A memória de longo prazo é importante porque é onde você armazena conceitos e técnicas fundamentais que geralmente estão envolvidos em tudo o que você está aprendendo.

Ter bases sólidas em sua memória de longo prazo também torna a memória de trabalho mais eficiente e capaz de conectar pontos de campos mais amplos e abstratos. Ele dá ao nosso pensamento 'riqueza' e 'acesso associativo'.

(...) Pesquisas mostram que a internet funciona como uma espécie de memória externalizada. “Quando as pessoas esperam ter acesso futuro às informações, elas têm taxas mais baixas de recall das próprias informações”, como afirma um estudo .

Se você sabe que 'sabe' algo e sabe como recuperá-lo (obrigado, Google), isso desempenha praticamente a mesma função de ter um cérebro repleto de memórias de longo prazo. E os novos aplicativos de 'pensamento em rede' nos permitem fazer conexões interessantes entre esses vários bits de conhecimento armazenado da mesma forma que uma memória bem estocada faz.

(...) Então, eu não diria que estamos perdendo nossa capacidade de lembrar, como coloquei no início deste post. Acho que as pessoas (eu incluído) simplesmente não trabalham o suficiente para mover as coisas de nossa memória de trabalho para nossa memória de longo prazo.

Nossa menor dependência da memória de recordação e nossa capacidade de atenção cada vez menor podem não ser o desastre que eu temia a princípio.

Acho que a internet e os aplicativos focados no pensamento em rede nos ajudam. Eles agem como um segundo cérebro. E acho que isso nos torna mais eficientes.

Um comentário:

  1. Ultimamente não me lembro nem onde coloco o celular, que é onde guardo a maior parte dos dados!!!!

    ResponderExcluir