Translate

03 outubro 2020

Traduzindo a Voz

A forma como as pessoas falam pode ser um importante meio de comunicação. Os cientistas estão explorando a voz para fazer diagnóstico de doenças, como Covid-19 ou depressão. Eis duas figuras que mostram com a voz se altera para uma pessoa com depressão versus uma pessoa normal:


Há diferenças claras no registro das duas vozes. Os cientistas acreditam que será possível caracterizar o jeito que uma pessoa saudável fala em relação a uma pessoa com doença. Para isto, usando uma análise sofisticada que inclui inteligência artificial, estas diferenças podem ser notadas e funcionar como um primeiro diagnóstico. E ao falar com Alexa ou Siri, o programa pode identificar um problema de saúde. 

As pesquisas estão na fase inicial e existem alguns problemas para resolver. 

Contabilidade? - O registro da voz também pode ser usado para identificar uma mentira de um fraudador quando estiver ocorrendo uma auditoria em uma empresa; pode ser útil para identificar se uma pessoa que está fazendo uma operação em uma entidade está agindo de maneira correta ou sob pressão; pode ajudar a identificar executivos mentirosos em uma assembleia dos acionistas (lembram do primeiro episódio de Lie to Me?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário