Translate

31 outubro 2020

Contabilidade e Livros

O Ngram é uma função criada pelo Google que determina a frequência de um ou mais termos encontrados em livros. Você pode determinar quantas vezes uma palavra ou frase apareceu e isto é plotado em um gráfico temporal. Veja uma pesquisa que fiz com o termo "accounting":
A pesquisa abrangeu o período entre 1809 a 2019. Há uma clara tendência do termo ficar mais popular no século XX, tendo atingido seu ponto máximo antes dos anos 1980. A partir do novo século, o termo começa a perder relevância. Os dados são normalizados, em termos percentuais, pelo número de livros publicados em cada ano. 

Veja agora os dados para a palavra "cost":

O termo atinge um ponto alto nos anos 20. Na década de 1980, em Relevance Lost, Kaplan e Johnson criticaram a prevalência da contabilidade financeira sobre as informações gerenciais. A proposta do custeamento por atividades é decorrente deste fato e faz com que o termo fique popular. Depois disto, uma queda acentuada. Custos estaria fora de moda?

Veja agora a comparação entre os termos Ifrs e Fasb, com uma série histórica entre 1973 e os anos atuais:
De vermelho, o termo Fasb; em azul, Ifrs, que aparece somente após os anos 2000. É bom lembrar que o Iasb foi criado no dia 1o. de abril de 2001. O processo de harmonização fez com que o termo IFRS ganhasse relevância, enquanto Fasb deixa de ser tão popular. Mas o fim do processo faz com que o Fasb recupere sua importância. 

Mas os dados são confiáveis? É importante destacar que pode existir inconsistência, já que a pesquisa do Google é feita em OCR. Além disto, a popularização de uma literatura em uma área - por exemplo, computação - pode ter impacto sobre o número de vezes que um termo aparece. Isto pode ajudar a explicar o primeiro gráfico. Outro ponto é que um termo pode aparecer fora de um contexto originário (é o caso do termo "contador", que pode estar associado a um "contador" de história). 

Leia como usar Ngram aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário