Translate

03 agosto 2018

Polarização na política brasileira

Usando dados das redes sociais, cientistas da Universidade de São Paulo começaram a analisar o comportamento dos brasileiros em 2015. E traçaram um perfil do que ocorreu nos anos recentes no nosso país. O gráfico abaixo mostra o Brasil antes de 2013, com a separação entre esquerda e direita. Se um usuário gosta de duas páginas, haverá uma relação entre elas, expressa na figura pelos nós. A figura também mostra as organizações da sociedade civil dos políticos. Neste ano, os cientistas classificaram os usuários em seis grupos, representados pela cor. A cor amarela, por exemplo, refere-se a campanha contra a corrupção; em geral, esta campanha estava mais à direita, encabeçada pela sociedade civil. A distância entre os movimentos de direita e esquerda não era substancial

Em março de 2014, com os protestos contra o governo Dilma, a separação entre esquerda e direita aumenta. As campanhas contra a corrupção estão mais identificadas com a direita.

Dois anos depois, a separação é mais profunda ainda. Do lado esquerdo sobressai os grupos ambientalistas e de direitos humanos (cor verde), afastados daqueles que apoiam o combate à corrupção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário