Translate

20 agosto 2018

Curso Prático de Contabilidade - Estudo de Caso Adicional

A SEC, órgão dos Estados Unidos equivalente à Comissão de Valores Mobiliários do Brasil, acusou o Citigroup de falha nos controles relacionados com uma subsidiária do México. O Citigroup, instituição financeira dos Estados Unidos, fez um acordo com a SEC que, mesmo sem reconhecer que errou, terá que pagar uma multa de quase 5 milhões de dólares. Estas falhas tiveram como consequência, além da multa, perdas de quase 500 milhões de dólares. Entretanto, caso o Citigroup não fizesse acordo, o processo poderia prosseguir e resultar, mais adiante, em uma multa ainda maior.

O problema ocorreu em operações de factoring de contas a receber. A filial do Citi fez empréstimos fraudulentos que não foram detectados inicialmente. Em algumas contas a receber existiam até assinaturas falsificadas. Os controles internos da filial não conseguiu descobrir o problema e não testou a autenticidade dos documentos, antes de antecipar os recursos e registrar na contabilidade como contas a receber.

A operação é a seguinte: a empresa OSA, que presta serviços para o setor de petróleo, fez a operação de factoring com a filial do Citi, que tem o nome de Banamex. Quando a empresa OSA entregou algumas contas a receber (falsas), recebeu em troca dinheiro do Citi. Sendo uma operação de empréstimo, o valor de face das contas a receber eram superiores ao valor do dinheiro, sendo a diferença correspondente a taxa de juros da operação. A questão é que alguns documentos entregues eram falsos. Ao descobrir isto, a filial do Citi deve reconhecer uma perda.

Pede-se:
1) Você seria capaz de registrar uma operação de factoring na empresa que recebe os recursos? E na instituição financeira? Admita que os documentos da operação sejam verdadeiros. E lembre-se que a operação possui dois momentos distintos: quando é feita a troca e quando ocorre o recebimento do contas a receber.
2) No caso de documentos falsos, não existe um lançamento contábil na OSA. Você concorda com isto?
3) Uma instituição financeira faz muitas operações como esta. Como existe a chance de ocorrer algum problema com uma destas operações, a contabilidade pode (e deve) reconhecer o risco da operação. Como isto poderia ser feito?

Fonte da notícia: RYAN, Vincent. SEC Charges Citigroup for Internal Controls Failure. CFO 16 ago 2018.

Material suplementar do livro Curso Prático de Contabilidade, de César Augusto Tibúrcio Silva e Fernanda Fernandes Rodrigues. Gen, 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário