Translate

27 abril 2018

Um problema de Custo

Em 2013, um grande incêndio em Dhaka, Bangladesh, matou 1.100 empregados de uma fábrica de roupas. Diante dos números, os varejistas dos países desenvolvidos resolveram pressionar por inspeção no trabalho por parte do governo para as 2 mil fábricas.

Desde então, o preço do algodão aumentou em 20%, mas o câmbio se manteve estável. Com base nestas informações, poderíamos imaginar que o preço do vestuário tenha aumentado: maior custo de produção (em razão do aumento das exigências de segurança decorrente do acordo assinado anteriormente e aumento no preço do insumo).

Um lógica simples que qualquer aluno de custo acha óbvia. Mas não foi isto que ocorreu. O gráfico abaixo mostra o preço da peça de algodão diminuiu. Qual a razão?

Resposta:

A queda nos preços nos últimos cinco anos ressalta a dinâmica em jogo na cadeia global de fornecimento de vestuário. À medida que as vendas de roupas se tornam cada vez mais concentradas nas mãos de grandes varejistas multinacionais que fazem pedidos gigantescos, o poder do comprador - e a capacidade de reduzir os custos de uma peça de roupa - também se torna cada vez mais concentrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário