Translate

13 abril 2018

Teremos Nobel de Literatura este ano?

Se você gosta de acompanhar os vencedores do Nobel, este ano poderemos ter uma novidade: a não premiação para o Nobel de Literatura.

Pelo processo de premiação, geralmente nesta época a Academia Sueca já trabalha com alguns dos potenciais candidatos ao prêmio. Entretanto, neste momento, faltam pessoas para fazer o serviço. E tudo começou em novembro do ano passado, quando foi divulgado que o fotógrafo Jean-Claude Arnault foi acusado por 18 mulheres de agressão sexual e assédio, entre 2013 e 2015

Arnault é casado com a poetisa Katarina Frostenson, que por sua vez é integrante da Academia. No passado, a própria Academia ajudou Arnault em um projeto cultural. Além disto, parece que Arnault vazou o nome de ganhadores do Nobel em pelo menos sete ocasiões. Com a crise, a secretaria da Academia renunciou, assim como Frostenson, além de outros membros. O problema é que o membro da academia é permanente. E não existe previsão para o caso de renúncia, o que significa que estes nomes não teriam substitutos. E existe a necessidade de no mínimo de 12 votos, mas com todos os problemas, só existem 11 membros atualmente. Ou seja, nenhum candidato teria, formalmente, os votos necessários.

Os políticos suecos estão preocupados com a imagem do país no exterior.

Leia mais aqui e aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário