Translate

29 outubro 2017

Resenha: Valerian

Valerian é um personagem dos quadrinhos da França. Em 1967, Christin e Méziéres publicaram a primeira tira na revista Pilote. O agente espaço-temporal Valérian e sua colega Laureline viajam o universo no tempo e espaço a mando dos seus superiores. Na sua origem, Valérian vive na Terra em 2720, onde a maioria das pessoas vivem sonhando. Um vilão, Xombul, perturba os sonhos das pessoas e viaja para Terra no início dos anos mil. Valérian é mandado para tentar capturar o vilão e termina por encontrar Laureline. Após a missão, ele volta com o vilão e Laureline para 2720.

A segunda história ocorre em 1986, quando a Terra é quase destruída por um acidente nuclear. Os heróis são enviados para uma New York inundada para novamente capturar Xombul, que fugiu da prisão. A missão envolve ir para Brasília. É isto mesmo. Valerian e Laureline irão encontrar com governantes para tentar ajudar a Terra a recuperar dos problemas. O quadrinho abaixo foi retirado desta aventura. Observe a citação para a Universidade de Brasília! Uma terceira aventura faz parte do volume deste livro, lançado pelo Sesi-SP.
O cineasta Luc Besson (O Profissional, O Quinto Elemento e Lucy) era fã dos quadrinhos e fez uma versão para o cinema da terceira aventura do primeiro volume, batizada nos quadrinhos de O Império dos Mil Planetas. O livro destaca, por sinal, algumas semelhanças da série Star Wars com a imaginação dos autores que produziram Valerian.

Vale a pena? - Gosto de quadrinhos de vários tipos: Maurício de Souza, Garfield, PhD Comics, Ruas, Miller, Snider ... Mas não sei se indicaria este.




Nenhum comentário:

Postar um comentário