Translate

25 outubro 2017

Finanças não é ciência

O mundo acadêmico das finanças está cheio de intelectuais, mas idiotas. Os melhores fundos de hedge do mundo (aqueles que "batem" o mercado ano após ano) não contratam economistas nem doutores em finanças, pois o conhecimento dessas disciplinas é praticamente inútil no mercado financeiro, principalmente econometria. Existem 3 problemas em finanças.

1) Não é possível estabelecer leis imutáveis em finanças. Nada funciona para sempre.

Finanças é o resultado de mudanças de instituições, agentes e leis humanas. Ao contrário dos fenômenos físicos, os mercados financeiros são um sistema adaptativo. Não há leis positivas em finanças. Na melhor das hipóteses, os acadêmicos podem encontrar algo que costumava trabalhar, já que a oportunidade será arbitrada após sua publicação.
2) O método científico não pode ser aplicado em finanças

O único laboratório financeiro é o mercado. Os acadêmicos não podem repetir experiências, portanto suas descobertas não podem ser validadas independentemente.  Em vez disso, os acadêmicos afirmam que as simulações históricas (backtests) podem substituir experiências verdadeiras. Mesmo que isso fosse verdade, praticamente nenhum estudo controla testes múltiplos, uma prática que a American Statistical Association considera "altamente enganosa". Como o atual presidente da American Finance Association reconheceu, isso significa que a grande maioria das descobertas publicadas em revistas de finanças provavelmente são falsas, devido ao viés de seleção. A razão pela qual essas teorias financeiras pseudocientíficas são ensinadas nas salas de aula é porque elas são não são falsificáveis ​​num sentido popperiano.


3) Todas as evidências mostram que as finanças acadêmicas não funcionam

Onde estão os acadêmicos da área de finanças bilionários? Não há vencedores bilionários do Prêmio Nobel em Economia. Nenhuma teoria financeira acadêmica gerou retornos de investimento substanciais para seus autores. Claro, alguns acadêmicos se enriqueceram cobrando taxas de gerenciamento ultrajantes para seus investidores, mas isso não tornou seus investidores mais ricos. Previsões inúteis significam que as finanças não são uma ciência.



Fonte: aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário