Translate

16 abril 2017

O que é mais gratificante em ser professor?

A pergunta acima apareceu no Quora, um endereço onde as pessoas fazem perguntas e outras podem responder. Até o momento que escrevo esta postagem somente Ben Zhao, um professor de computação, respondeu. Mas muito do que ele disse parece que tem a minha história (grifo meu e fiz pequenas mudanças no texto).

Há uma série de respostas para esta pergunta, e dependendo da sua personalidade, elas provavelmente produzirão níveis variáveis ​​de impacto. Em vez de tentar chegar a uma lista exaustiva, vou fazer o meu melhor para mencionar alguns dos melhores momentos que eu experimentei a partir da minha perspectiva pessoal.

1. Observando como um estudante de doutorado (quase) terminando seu curso receber essa oferta de trabalho cobiçado. Este é o culminar de anos de trabalho duro, pelo estudante, e em menor grau, pelo orientador. Estes são momentos em que você vê maneiras quantificáveis ​​que seus esforços literalmente alteraram e moldaram a vida de outro ser humano. Ao contrário dos pais e professores que muitas vezes precisam esperar anos para ver seus esforços chegarem a bom termo, um conselheiro de doutorado vê que o impacto direto de seus esforços dos últimos N anos, materializado imediatamente em um único momento.

2. Assistir um de seus alunos apresentar uma palestra fantástica numa conferência de primeira linha, na frente de uma sala cheia de participantes de todo o mundo.

3. Recebendo uma inesperada nota de agradecimento no correio (ou e-mail) de um ex-aluno, agradecendo pela disciplina que você ensinou a ele há 6 anos e detalhando como mudou a trajetória de sua vida e carreira. Apesar do nível de esforço significativo que a maioria dos professores colocam no ensino, tendemos a esquecer quantos alunos são afetados pelo que e como ensinamos. Essas notas ocasionais são grandes lembretes de quanto nossa aula importa.

4. Encontrar-se com um ex-aluno em uma conferência acadêmica, e ser apresentado aos seus atuais alunos se preparando para apresentar o seu trabalho.

Todos estes item têm o mesmo tema recorrente: o impacto sobre a vida dos alunos e ex-alunos. Há muitos outros componentes que fazem a vida acadêmica, como publicar, obter bolsa, receber prêmios e reconhecimento, ver nossa pesquisa impactar diretamente na indústria e nos usuários reais, etc. Mas pessoalmente acho que o papel do professor é mais satisfatório e é por isso que esses momentos são os mais gratificantes e memoráveis ​​para mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário