Translate

25 abril 2017

Bolsa Família e punição

O programa social do bolsa-família é bastante rico em informações. Recentemente, duas pesquisas, do mesmo trio de pesquisadoras (Fernanda Brollo, Katja Kaufmann e Eliana La Ferrara) usaram os dados deste programa social para verificar o efeito da punição sobre o comportamento das pessoas. Um dos pontos do programa é que quando um aluno deixa de frequentar a escola, o dinheiro pode ser suspenso. As três pesquisadoras estudaram o efeito sob duas óticas.

Num primeiro estudo, Learning about the Enforcement of Conditional Welfare Programs: Evidence from Brazil, as autores verificaram os casos de famílias que receberam a punição e a influencia sobre a frequência das crianças na escola. Além de provocar um efeito sobre as famílias que receberam a punição, as famílias próximas também responderam, aumentando a frequência dos alunos.

O segundo lida com outro efeito: o efeito eleitoral da punição. Em The Political Economy of Program Enforcement: Evidence from Brazil as autoras descobriram que os votos dos candidatos alinhados com o presidente (eleição de 2008) era menor nos locais onde ocorreram mais penalidades. E que os políticos manipulam a execução das punições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário