Translate

22 abril 2017

Fato da Semana: Efeitos do combate à corrupção

Fato: Efeitos do combate à corrupção

Data: durante a semana

Contextualização
- Na medida que as investigações e os processos da operação lava-jato e de outras investigações avançam é possível sentir seus efeitos. Numa semana é os dirigentes de uma empreiteira, revelando os bastidores de corrupção da política brasileira; na outra, é a delação de algum político; a seguir, mais revelações, prisões e segredos revelados. Sabemos hoje que muitas empresas só conseguiam competir através de esquemas que envolviam fraudes, pagamentos indevidos e outros crimes. Outras, parece que foram constituídas com esta intenção.

Nesta semana tivemos mais um pouco do que já ocorre nos últimos meses. Podemos estar neste exato momento construindo as bases de um país mais honesto, onde o dinheiro público do contribuinte é usado de maneira mais justa. Ou veremos nas próximas semanas a reação dos investigados.

Relevância
- Trata-se de um momento histórico, onde a forma desonesta de fazer negócios está sendo julgada.

Neste cenário é interessante o esforço da Odebrecht em tentar salvar algo que resta do império, vendendo ativos e tentando negociar dívidas.

Notícia boa para contabilidade?

Sim. As instituições estão funcionando e colocando nas grades vários corruptos. Não, onde estão as entidades de classe da profissão?

Desdobramentos
O otimista dirá que estamos fazendo algo inédito no mundo. O pessimista irá lembrar que os corruptos não ficarão parados, esperando sua condenação. Haverá um pacto? Quanto à Odebrecht acredito que hoje suas chances de sobrevivência são iguais as de descontinuidade.

Mas a semana só teve isto?
A questão da governança da Aramco, a persistência do problema do desemprego do setor e os 11 anos do blog são outras notícias da semana.

P.S. Como ocorre muitas vezes, tive muita dificuldade de escolher o fato da semana. Confesso que a questão dos efeitos do combate à corrupção é um fato de várias semanas, como o leitor já deve ter notado. E o fato da semana é algo mais pontual e específico e nas semanas anteriores sempre encontrei algo relevante. Nesta semana as alternativas disponíveis não me pareceram tão importantes assim: Aramco é uma notícia que já se estende há semanas; os dados do desemprego não apresentaram uma grande mudança recente que fosse motivo de destaque; e os 11 anos do blog pareceu uma notícia de interesse dos nossos leitores.

3 comentários:

  1. O fato da semana deveria ser o blog para incentivar essa garotada a investir em páginas e YouTube com conteúdo de qualidade. Vocês fazem bem ao nome da nossa ciência. Continuem com garra e persistência. Parabéns e muitos anos de vida!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. No Facebook:
    Cláudia Cruz: Amo o blog Contabilidade Financeira César Isabel Pedro! São inspiradores! Parabéns pela jornada incansável... Quero ser 10% do que são! Estou dando aula de Contabilidade Avançada II e vocês estão me ajudando pacas com as pérolas do mercado e das empresas. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Mais no Facebook:

    Alexandre Alcantara Silva: Não tem como não acompanhar o Contabilidade Financeira. É o local de atualização e até de diversão, pois rir ainda é um bom remédio. A equipe do blog são amigos de coração. Parabéns a este trio maravilhoso: César Isabel Pedro . Não consigo ficar um dia sem ler o Blog de vocês. Só tá faltando um encontro com os três em Brasília pra tomar um café e bater um papo gostoso.

    Felipe Pontes: Parabéns pelo aniversário, Contabilidade Financeira!

    Adriana Isabel Backes: Parabéns!! Que continue assim por muitos anos !!!

    Edilson Paulo: Parabéns a todos! César Isabel Pedro
    Excelente trabalho .
    Grande abraço.

    Orleans Martins: Parabéns César Isabel Pedro por mais de uma década de história!

    Polyana Silva: Amo de paixão o Contabilidade Financeira! César Isabel Pedro são muito importantes para mim enquanto aluna e Professora. Que continuem sempre e sempre com a paixão que demonstram pela Contabilidade. Minha leitura diária sempre!

    Vladmir Almeida: Quero agradecer o carinho dado por todos vocês durante todos esses anos. O blog Contabilidade Financeita é uma referência de vida acadêmica nesse país. O conhecimento é importante, mas o sentimento é vital. Mais uma vez parabéns a César Isabel Pedro pelo excelente trabalho.

    Paula Miranda: Amo!

    ResponderExcluir