Translate

03 outubro 2016

Baixa Liquidez do Mercado

Segundo dados da Economática, apenas 30% das ações são negociadas diariamente na bolsa de valores Bovespa. Do volume negociado, 17% são pessoas físicas e 53% de investidores estrangeiros.


O jornal Valor Econômico (Zampieri. Apenas 30% das ações são negociadas diariamente na bolsa) escutou alguns especialistas. Um deles disse que a liquidez só irá melhorar com a melhoria das condições econômicas. Outro afirmou que em momento de crise, as casas de análise reduzem a cobertura de ações; ou seja, acompanham menos títulos. Outro afirmou que a melhora da economia será essencial para aumentar o volume girado, assim como a queda nos juros.

Dois aspectos nestas observações. O primeiro é que não é possível afirmar se o número de ações negociadas diariamente na bolsa brasileira é alto ou baixo. Falta a comparação com outras bolsas. O segundo aspecto é que o gráfico não permite afirmar a existência de relação entre a liquidez do mercado e a crise econômica. (Observe que o gráfico parte do eixo 100, que traz uma dimensão falseada de maior queda no número) Ocorreram no período mudanças estruturais, como o aumento da participação do investidor estrangeiro na bolsa. Será que isto também não ajuda a explicar o comportamento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário