Translate

29 outubro 2016

Fato da Semana: JBS

Fato: JBS

Data: 22 de outubro e 26 de outubro

História da Empresa
1953 - A empresa nasce no interior de Goiás
2005 - Começa o processo de crescimento da empresa no exterior, com a aquisição da empresa Swift da Argentina
2007 - A empresa abre o capital e se torna a maior empresa do mundo em processamento de carne bovina, comprando a Swift dos EUA e outras aquisições.
2009 -Incorpora a Bertin, no Brasil, e a Pilgrim´s, nos EUA. Este processo de aquisição no exterior irá continuar nos anos seguintes.
2014 - Nas eleições, a JBS torna-se a maior doadora para políticos de diversos partidos.

Relevância


A JBS possui mais de 200 mil empregados e um faturamento acima de 150 bilhões de reais.
Parte da expansão foi realizada com recursos do mercado acionário e parte com dinheiro do BNDES, que se tornou seu acionista minoritário.
Recentemente os acionistas controladores foram presos. Ofereceram uma garantia de 1,5 bilhão de reais para responderem em liberdade e gerenciando a JBS. Para isto colocaram como garantia as ações da Eldorado (existindo controvérsias com respeito a isto).
Também recentemente a empresa propôs um plano para transferir a sede para a Irlanda. A proposta era uma operação que certamente envolvia menor pagamento de imposto e foi recusada pelo BNDES, um importante sócio acionista.

Notícia boa para contabilidade?


A contabilidade pode ajudar a revelar os interesses dos controladores e as doações políticas. Também poderá ser fonte de dados para mensuração do impacto das políticas tributárias da JBS.

Desdobramentos


A investigação sobre os fundos de pensão e a JBS continua e poderá ter consequências. Chama a atenção o pagamento de uma quantia tão elevada para que os controladores pudessem sair da prisão e voltar aos negócios na empresa. Isto não deve ter passado desapercebido pelos investigadores.

Mas a semana só teve isto?

+ Os resultados de algumas empresas (Vale e GPA) também são relevantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário