Translate

24 dezembro 2015

Mercado de Trabalho

Os dados do emprego formal, divulgado pelo Ministério do Trabalho e compilado por este blog, mostram que em novembro o mercado seguiu a mesma tendência dos últimos meses: mais demissões que contratações.

Em novembro foram admitidos 1912 contadores e auditores e demitidos 2245, indicando uma redução no mercado de trabalho de 333 postos (Gráfico 1). Desde janeiro de 2015 este número é negativo (gráfico 2), embora novembro tenha sido um pouco melhor que os últimos sete meses. Na base acumulada (gráfico 3) o número de demissões é de 5.765 empregados.

O gráfico 2 pode dar a impressão de que o mês de novembro não foi tão ruim, indicando uma reversão na queda. No entanto, em novembro de 2014 o número foi positivo (gráfico 4). Ou seja, tradicionalmente novembro é um mês de contratação, assim como ocorre em janeiro. Quando comparamos este ano com o anterior (gráfico 4) temos que, a exceção de janeiro, todos os outros meses o desempenho do mercado de trabalho foi pior em 2015. Este ano não deixará saudade no mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário