Translate

14 dezembro 2015

História da Contabilidade: Ensino em meados do século XIX

Tendo sido colonizado por Portugal, um país que descobriu tardiamente o método das partidas dobradas, considerando uma grande dependência das commodities, como o ouro, e que somente uma pequena parcela da população tinha acesso ao ensino regular, seria de se esperar um grande atraso no ensino de contabilidade no Brasil em meados do século XIX. Entretanto, para a surpresa de quem começa a estudar a história da contabilidade, o aprendizado da contabilidade neste período esteve mais difundido do que o esperado.

Em 1853 Luis Dalle anunciava sua escola, Collegio Dalle, onde era ensinado doutrina cristã, caligrafia, línguas (portuguesa, latina, francesa e inglesa), aritmética, história, geografia, filosofia, retórica, geometria, música e contabilidade comercial (1). A escola funcionava na cidade de São João del Rei. A escola funcionava como internato. Em 1856 o Collegio Dalle transferiu de São João del Rei para São Gonçalo da Campanha (2).

Um ano depois o juiz de Paz Antonio José Pacheco Penna examinava 76 alunos de instrução primária. Entre os assuntos a “leitura firma, e caracter de letra, contabilidade e doutrina christãa” (3). O exame aconteceu na vila de Santa Maria de Baependy.

(1) O Bom Senso, 2 de maio de 1853, ed 124, ano 2, p. 6.
(2) O Bom Senso, 14 de agosto de 1856, ed 439, ano 5, p. 4.
(3) O Bom Senso, 18 de maio de 1854, ed 228, ano 3, p 4. Este local, provavelmente atual Baependi, fica no sul de Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário