Translate

05 dezembro 2015

Fato da Semana: Mariana (49 de 2015)

Fato da Semana: É bem verdade que o desastre de Mariana já ocorreu há dias. Mas nas últimas semanas, muitos fatos relevantes ocorreram, o que terminou por encobrir a relevância deste fato e seus efeitos sobre a contabilidade.

Qual a relevância disto? O desastre de Mariana poderá ser um excelente estudo de caso sobre o processo de comunicação de uma empresa perante um desastre ambiental, as falhas na avaliação de risco, a estimação dos passivos da empresa, a responsabilidade dos acionistas controladores, a relação entre uma empresa e entidades reguladoras, a possibilidade de falência de uma empresa e o dilema do poder público entre a punição exemplar e a possibilidade de fechamento da Samarco e os efeitos sobre as comunidades, a mensuração do impacto ambiental, a questão da ética empresarial entre outros fatos.

Positivo ou Negativo? Pelo lado do desastre é negativo.

Desdobramentos - A empresa tentará reduzir os efeitos do desastre no seu ativo. Será que consegue? Provavelmente terá uma das maiores multas por crime ambiental. Mas será que isto não colocará em questionamento a sua continuidade?

2 comentários:

  1. Interessante também observar o impacto desse desastre na contabilidade do Município. Vários ativos serão baixados, redução absurda de receita, uma vez que o município é dependente dessa empresa. Seria o caso de decretar falência do Município como aconteceu com o Estado de Detroit em 2013? Além disso, vi uma notícia que o Ministério Público está investigando se empresa que fazia auditoria da Samarco participava de obras na barragem, um caso também a ser estudado.

    ResponderExcluir
  2. Prezado desconhecido, não tinha pensado sobre este lado, mas você tem razão.

    ResponderExcluir