Translate

21 outubro 2015

História da Contabilidade: Educação Contábil

O estudo focaliza a criação dos cursos de contabilidade no Brasil. O objetivo é examinar que cursos foram criadose situar a contabilidade no cenário da educação superior no Brasil no início do século XX. Destaca as primeiras escolas criadas no Paraná. O estudo, na perspectiva da história cultural, utiliza um documental constituído de súmulas, biografias, relatórios. Os aportes teórico metodológicos consideram os escritos de Pinto (2014); Chartier (1990); Schmidt (2000); Candioto (2010); Wachowicz (2010), entre outros. Os primeiros cursos foram criadas em algumas capitais de estados da recém proclamada república federativa por iniciativa de grupos de contadores apoiados por empresários do comércio e indústria. A criação dos cursos foi necessária para a preparação de profissionais que pudessem auxiliar e realizar a contabilidade das empresas. São cursos direcionados a uma formação de contadores incipientes quanto a uma formação científica, mas que já buscam um direcionamento para as ciências contábeis como área de formação profissional acadêmica em nível superior.

Luiz Roberto Romanowski e Neuza Bertoni Pinto. OS PRIMEIROS CURSOS SUPERIORES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO BRASIL. Revista Intersaberes, vol.9, n. especial, p.499-515, jul-dez, 2014.

Muito interessante o texto por sintetizar a evolução da educação contábil no Brasil. O destaque para a Academia de Juiz de Fora é justo e adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário