Translate

05 outubro 2015

Finanças Pessoais: Pesquisar Preço e Nível de Inflação

O Estado de S Paulo divulgou que “pesquisar preços nosupermercado pode render mais de R$2 mil por ano” . Não iremos discutir um problema sério deste tipo de informação, qual seja deixar de levar em consideração o custo de oportunidade da pesquisa de preço. Em outras palavras, o custo da pesquisa de preço não é levado em consideração.

Vamos comentar sobre um aspecto importante. Quando ocorre um aumento no nível geral de preços da economia, medido pelos índices de inflação, geralmente também temos um acréscimo na diferença nos preços. Esta divergência pode representar boas oportunidades de compras para o consumidor e geralmente ocorre por uma série de motivos. Geralmente em ambientes inflacionários os preços são repassados para os comerciantes, por parte dos fabricantes, de maneira divergente. Vamos exemplificar com um produto que subiu de preço na semana passada. Um comerciante que fizer as compras para repor seus estoques nesta semana irá encontrar preços maiores e provavelmente irá repassar isto no preço de venda. Já o comerciante que ainda possui estoques do produto talvez não saiba do aumento e continuará praticando preços antigos.


Mas o comerciante não observa isto de maneira passiva. Com o aumento da inflação o empresário torna mais atento aos aumentos de preços no atacado. Afinal o comerciante sabe que a mercadoria terá que ser substituída proximamente e ele necessita ter o capital disponível para isto. Isto geralmente ocorre para as mercadorias “A”, ou seja, aqueles produtos que geram mais receita ou mais lucro para o comerciante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário