Translate

17 outubro 2015

Fato da Semana: Aquisição da SABMiller (42 de 2015)

Fato da Semana: A empresa AB Inbev comprou, por mais de cem bilhões de dólares, a empresa SABMiller. Dirigida pelo brasileiro Carlos Brito, a cervejaria de origem belga e brasileira, novamente surpreendeu o mercado de cerveja com uma aquisição. É bom lembrar que a origem da empresa encontra-se na cervejaria Brahma, que posteriormente uniu-se com uma empresa belga. Os gestores majoritários desta empresa são brasileiros, que passaram a aplicar uma política agressiva de redução de custos nas companhias gerenciadas pelo grupo. No passado recente, a empresa comprou a Bud, a cerveja mais conhecida dos Estados Unidos.

Qual a relevância disto? A aquisição mostra que os administradores de empresas brasileiras conseguem crescer a partir dos conhecimentos gerenciais, e não somente com subornos e compadrios. A aplicação de informações contábeis para melhorar a eficiência do processo produtivo é importante para mostrar a relevância da contabilidade gerencial.

Positivo ou negativo? Sob a ótica da contabilidade gerencial é positivo. Mas é importante destacar que a aquisição irá aumentar a concentração do mercado e poderá significar aumento de preços para o consumidor.

Desdobramentos - A aquisição irá trazer ainda muita discussão. A empresa será obrigada a desfazer de operações em alguns países, terá que obter um conjunto de financiamentos e se preparar para uma futura aquisição. Coca-Cola é a próxima?

Nenhum comentário:

Postar um comentário