Translate

29 dezembro 2012

Fato da Semana


Fato: Resolução 1418 do CFC

Qual a relevância disto? O Conselho Federal de Contabilidade elaborou uma norma para micros e pequenas empresas. Isto foi objeto do fato da semana no início do mês. Nesta semana, o CFC disponibilizou o texto final da resolução. Trata-se de uma norma extremamente importante, que atinge um grande número de contabilistas e escritórios de contabilidade, que se dedicam a fazer as escrituras deste tipo de empresa.

Deste modo, esta Resolução tem uma profunda influencia sobre a contabilidade. Conforme notamos anteriormente, a norma deveria ser simples para que o contabilista pudesse adotar, sem comprometer a qualidade.

Positivo ou Negativo? – O grande mérito da Resolução é ter conseguido simplificar as normas. Ponto para a norma. Entretanto, existem alguns problemas na resolução, incluindo a referência aos “princípios de contabilidade” da Resolução 750/93 – já revogada pela Resolução 1282, erros de digitação e um plano de contas com problemas.

Desdobramentos – A resolução deverá ter uma grande influencia sobre o dia a dia do profissional. Mas será que o CFC deixará a resolução com os problemas detectados? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário