Translate

20 março 2012

Pequena e Média Empresa

Observem os dois gráficos a seguir:
 O primeiro gráfico mostra a distribuição de número de empregados por porte de empresas. A Alemanha (última linha do gráfico) possui a maior parte dos funcionários em empresas com mais de 250 empregados. Irlanda, Suécia, Inglaterra e França estão logo a seguir, com quase 50% dos trabalhadores nas grandes empresas. Na Grécia as empresas com até nove empregados são responsáveis por mais de 35% da indústria daquele país. As grandes empresas gregas (com mais de 250 empregados) respondem com um pouco mais de 20% da indústria.
O segundo gráfico mostra a produtividade das empresas, por número de trabalhadores. Tendo como parâmetro as grandes empresas, com mais de 250 empregados, o gráfico evidencia que as pequenas empresas, com até nove empregados, possui uma produtividade que não chega a 60% das grandes empresas.

A revista The Economist, de onde os gráficos foram retirados, afirma: small isn´t beautiful. Isto contradiz o que o Brasil tenta praticar há anos: incentivar a pequena empresa. Uma grande quantidade de recursos é direcionada para estas empresas e parece que o resultado é muito mais político que econômico.

Um comentário:

  1. Qual o conceito de produtividade envolvido na pesquisa?

    Penso o Brasil está certo em incentivar a pequena empresa, e que isso pode trazer bons resultados econômicos e sociais. Entretanto, é necessário um incentivo maior à formação/atualização dos empreendedores e administradores. Acredito que a maior produtividade das grandes empresas em relação às pequenas e médias empresas está relacionada com melhores processos, melhores controles, melhor contabilidade, melhores informações para as decisões etc. A contabilidade de pequenas empresas, em geral, é muito ruim. Talvez daqui alguns anos, com os trabalhos do CPC e CFC, o cenário mude.
    Leonardo Rocha Rêgo 09/0009371

    ResponderExcluir