Translate

21 julho 2011

Capes e Ética

Pesquisa desenvolvida na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP mostra que a pressão por publicações feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) sobre os pesquisadores gera condutas antiéticas. “Quem não publica muito pode ser responsável pela redução da nota do curso e, por consequência, pode ser retirado do programa”, afirma Jesusmar Ximenes de Andrade. (...) 


Um dos fatores indicados como incentivadores de más condutas foi a grande necessidade por publicações. “É algo que merece reflexão da própria Capes e de toda a comunidade científica. É melhor ter quantidade ou qualidade? Publicações com qualidade exigem tempo para serem produzidas”, afirma. Andrade ressalta que o questionamento não é ao papel da Capes. “Associado aos mecanismos atuais outros deviam ser pensados para equilibrar quantidade e qualidade. Isso na contabilidade é particularmente importante, já que não temos uma boa qualidade de revisores”. De acordo com os resultados do questionário, a má conduta existe, mas não com muita frequência. 


Porém, segundo Andrade, “só o fato de existir já é um alerta. Ainda que ocorra pouco, é preciso buscar que não aconteça nunca”. Coautoria e bibliografia Entre as condutas mais citadas nas respostas está o fato de pesquisadores creditarem outros como coautores sem que estes tenham contribuído para o trabalho. Isso com o intuito de que, em outra pesquisa, haja a retribuição do favor. 


“Pesquisadores que fazem isso podem ter vantagem em concursos públicos ou em indicações para projetos de pesquisas pois teriam mais publicações que outros”, explica Andrade. Outra prática bastante recorrente é a citação de obras que não foram lidas na bibliografia para fazer parecer que o trabalho tem um maior embasamento teórico. (...)

 Fonte: Aqui. Veja aqui um texto de Staubus

Um comentário:

  1. O modelo produtivista adotado pela CAPES e assumido com uma subserviência bastante questionável pelas IES é um crime! para além disto temos a máfia das revalidações de cursos realizados no exterior. As IES públicas não revalidam títulos adquiridos no exterior que não dêem status a elas e, em função da omissão do MEC as universidades ditas "confessionais" chegam a cobrar R$ 10 mil pela tramitação do processo. Tudo isto porque a academia trata seus membros como marginais (observando-se a lógica do vigiar e punir). É necessário ter muita paciência e diplomacia para enfrentar a severa odisséia de viver do intelecto no Brasil.
    Profa. Dra. Rosane Castilho
    Universidade Estadual de Goiás

    ResponderExcluir