Translate

25 março 2011

Auditoria

O governo britânico pediu a suas autoridades reguladoras antitruste para investigar se alguns bancos ajudaram a fortalecer o domínio das “quatro grandes” empresas de auditoria, por meio de acordos restritivos nos empréstimos que concedem a empresas.
Anteontem, o orçamento apresentado pelo ministro das Finanças britânico, George Osborne, incluiu um pedido para o Gabinete de Comércio Justo (OFT, na sigla em inglês) investigar se condições exigidas pelos bancos nos contratos deixaram de fora as empresas menores de auditoria.
Em 2010, o Conselho de Contabilidade Financeira (FRC), órgão regulador do setor no Reino Unido, havia expressado preocupação aos parlamentares de que as clausulas de alguns contratos estariam obrigando as empresas a usar apenas as quatro grandes – PwC, Deloitte, KPMB e Ernst & Young.
O FRC informou que o governo havia ouvido seus receios e que esperava ver o OFT prosseguindo com a investigação.
O setor de auditoria já está sob pressão, sendo observado por seu papel ao ter conferido aos bancos uma “ficha limpa” de saúde no período antecedente à crise.
A Câmara Alta do Parlamento britânico, a Câmara dos Lordes, finaliza informa sobre a atual distribuição de negócios.
No Reino Unido, eles também dominam a auditagem de companhias de médio porte, o que gera acusações de que auditorias de menor porte estão sendo mantidas fora do mercado por cláusulas restritivas nos acordos de empréstimos. Uma investigação parece inevitável, pois a União Europeia (UE) também busca maneiras de injetar competição no setor de auditagem, temendo um caos nos mercados financeiras se uma das Quatro Grandes falisse – como aconteceu na esteira do colapso da Arthur Andersen, que antes era a quinta das Cinco Grandes.
“Estamos mantendo o mercado de auditagem em reavaliação desde 2002 e já deixamos claro que estamos interessados na área de contratos bancários”, disse Frank Shepherd, porta-voz da OFT.
Reino Unido investiga ajudas às grandes – Huw Jones, Reuters, Valor Econômico, 25 de marco de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário