Translate

26 março 2011

Análise gráfica

Por Pedro Correia
A revista norte-americana “Forbes” publicou em seu site uma análise na qual o autor afirma já no título: “É hora de comprar Brasil”. O texto, publicado ontem (quarta-feira, 23), diz que o momento é bom para adquirir ações de empresas brasileiras.

Uma oportunidade são os papéis da Petrobrás, que recentemente atingiram seu piso para o momento, na opinião de Tom Aspray, autor da análise. Ele também disse que “é uma oportunidade de comprar [cotas do] iShares MSCI Brazil Index”, um fundo que inclui ações de Vale, Itaú, Bradesco e outras.

Após analisar tecnicamente dois gráficos[1], um das ações da Petrobras e outro do fundo, Aspray afirma que a curva mostra ter atingido “uma baixa importante”, sinal de que pode estar chegando o momento de subir.

Mas ele faz uma ressalva[1]: o índice Market Vectors Brazil Small-Cap ETF, que engloba empresas não tão grandes, como TAM, Gafisa e Klabin, não deu sinais claros de que tenha atingido o seu piso.

Fonte: It's time to Buy Brasil - via Estadão

[1] Será que é possível confiar em análise gráfica?

Um comentário:

  1. Eu sou favorável à análise fundamentalista, auxiliada (mas só um pouquinho mesmo) pela análise gráfica.

    Não acredito 100% na análise gráfica, mas acredito que o "efeito manada" faça com que ela tenha validade. Muita gente usando-a, faz com que a análise muitas vezes dê certo.

    Isso é ruim pra quem trabalha com fundamentos, apenas.

    ResponderExcluir