Translate

24 março 2011

Valor adicionado contábil e econômico: o cálculo do PIB

Por Pedro Correia

As diferenças de conceituação de valor adicionado dentro dos critérios econômicos e contábeis são intuitivamente muito grandes, por vezes não conciliáveis. Um dos contrários a esta informação é Larraz. Ele afirma que é possível a reconciliação do valor adicionado econômico ao contábil (ou vice-versa).

Dado que o cálculo do valor adicionado “contábil” é feito a partir das vendas e que o “econômico” é derivado da produção, dependendo da forma pela qual é feita a avaliação, fica difícil fazer a reconciliação.

Larraz em seu trabalho demonstra que é possível a confecção de tal tarefa.

A maneira que isso acontece é simples. As diferenças entre o “contábil” e o “econômico” serão cada vez menores quanto menor for a diferença entre os estoques iniciais (Ei) e os finais (Ef) no ano estudado. Assim deduzimos que, se Ei = 0 e Ef = 0, os conceitos/ valores dos valores adicionados econômico e contábil convergirão.

Larraz argumenta que o termo valor adicionado produzido é igual a produção (“econômico”) mais a variação do estoque (“contábil”) do período.

O critério mais robusto para o cálculo do valor adicionado é o “contábil”, pois utiliza-se de práticas consistentes (GAAP) e da utilização de valores reais. Há um pequeno problema quanto ao uso de estimativas e julgamentos, tais como em provisões e marcação a valores de mercado; porém este problema é diminuído, pois em algum momento eles serão ajustados aos valores reais (realização). Além disso, outra vantagem do valor adicionado contábil é a confiabilidade por serem auditados por parte independente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário