Translate

19 dezembro 2010

Concorrência pública

As disputas por contratos com o governo são fonte inesgotável de escândalos, seja pelo direcionamento de concorrências, seja por superfaturamentos que causam imensuráveis prejuízos aos cofres públicos. Há dez anos, o governo criou o pregão eletrônico, modalidade desenvolvida para dar celeridade às compras realizadas pela aministração pública e diminuir a incidência de fraudes. (...) Quem oferece o menor preço vence a concorrência. Somente entre janeiro e outubro deste ano, mais de 16 bilhões de reais foram negociados nos pregões eletrônicos. Ao contrário do que se pensava, o sistema não é imune a manipulação.

Hackers desenvolveram um programa de computador que cria lances automáticos e garante a vitória do usuário em qualquer leilão. Embora sua origem seja obscura, o uso desses robôs digitais não é proibido por lei. A Viganet, que comercializa um deles, orgulha-se de sua infabilidade. “O usuário do produto pode cobrir qualquer oferta sem chamar atenção”, explica Pedro Ramos, gerente de negócios da empresa. Enquanto um operador humana leva mais de cinco segundos para registrar um lance, o programa o faz em 140 milésimos de segundo – ou menos. No leilão reverso, o vencedor é quem tiver oferecido o menor preço ao fim de trinta minutos de disputa. O programa pode facilmente vencer qualquer operador humano na reta final, garantindo que o último e mais baixo lance seja sempre o seu.

A tecnlogia não necessariamente lesa os cofres públicos. A questão que preocupa é de outra ordem. O uso de programa assegura a vitória antecipada de um dos contendores. Isso fere o princípio da isonomia na concorrência pública. (...)


Matrix Federal - Veja, 22 de dezembro de 2010

12 comentários:

  1. Quem é a empresa que fornece o software?

    ResponderExcluir
  2. ESSE PROGRAMA FERIR A LIVRE CONCONCORRENCIA "HUMANA". DAQUI PARA FRENTE APENAS UMA EMPRESA GANHAR. NAO HAVERA CORRENCIA EM IGUALDADE. O governo vai começar a ter prejuízo, com o desinteresse dos fornecedores. Por isso, temos que da um basta, nesse programa, e voltar a praticar o pregão presencial.

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber o nome e contato das empresas que vendem esse produto

    ResponderExcluir
  4. conhecam nosso software ok B-Net para o licitacoes-e.com.br

    busque por "B-NET" no Mercado Livre ok.

    Igor Azevedo - Eng Software
    igor.engenharia@bol.com.br
    011 9390 7696 - claro
    011 8342 3200 - tim
    011 2985 3200 - comercial

    ResponderExcluir
  5. Veja o que a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento fala sobre o uso de Robô:

    Boletim 1191 – 22.12

    Melhoria do sistema amplia segurança em pregões eletrônicos

    O desenvolvimento e o uso de ferramentas digitais para ampliar a segurança e garantir a igualdade de participação dos fornecedores que vendem produtos e serviços ao governo federal é um trabalho constante em torno do Pregão Eletrônico. Esta modalidade de licitação, que completa 10 anos neste mês, já foi acessada até agora por 100.849 concorrentes em todo o País, sem registro de fraudes.

    De acordo com a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI/MP), responsável pelas normas que regem os processos de compras da Administração Federal, esse tipo de ação é fundamental e tem sido eficaz no combate de softwares que são criados para simular um operador humano nas rodadas de negociação. “A utilização desses programas, também chamados de robôs, não garante vitória no pregão, pois nosso sistema é preparado para rejeitar lances em intervalos menores dos que são alcançados por uma pessoa”, explica a secretária Glória Guimarães.

    Em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o MP tem feito aplicações contínuas para bloquear possíveis “vantagens” oferecidas por softwares que executam comandos automatizados. Todos os fornecedores que participam dos leilões eletrônicos são cadastrados e identificados por CPFs e senhas. Assim, os que tentam também fraudar o sistema são facilmente detectados, pois todas as movimentações são rastreadas durante a operação de compras por meio de um registro que é gerado a cada acesso.

    Transparência – Entre as vantagens do pregão informatizado está a transparência, um dos fatores mais relevantes para diminuir o risco de formação de cartel. É também mais ágil: se antes dele eram necessários cerca de 30 dias para concluir uma licitação, agora isso é feito em 17 dias. A competitividade entre os vendedores é maior, pois a ferramenta está disponível na internet. “Outro ponto muito positivo é a possibilidade que qualquer cidadão tem de fiscalizar as negociações feitas”, completa a secretária.

    https://gestao.secom.gov.br/sobre-a-secom/nucleo-de-comunicacao-publica/copy_of_em-questao-1/edicoes-anteriores/dezembro/boletim-1191-22.12/melhoria-do-sistema-amplia-seguranca-em-pregoes-eletronicos

    ResponderExcluir
  6. Participamos neste tipo de licitação desde a sua implantação. Nestes 10 anos podemos contar nos dedos as vezes que ganhamos uma disputa na reta final. (tempo para encerramento aleatório). Por isso acredito que este robô digital exista e sua eficacia é inquestionável. Depois desta reportagem na revista veja, direcionei meus negócios para outro tipo de comércio, abolindo definitivamente as vendas para o setor público.

    ResponderExcluir
  7. Robo de licitação, melhor sistema de automação de lances para concorrências públicas eletrônicas. www.robodelicitacao.com.br

    ResponderExcluir
  8. O sistema BEC, do Governo do Estado de São Paulo, impede esse tipo de ferramenta, pois não existe encerramento aleatório ou randomico. Após o horário dos lances estabelecido pelo Pregoeiro, o sistema abre a contagem de 3 minutos a cada novo lance ofertado. Ou seja, o pregão só acaba quando definitivamente os licitantes não possuam mais lances a oferecer. Simples, seguro e justo, já que afasta o fator "sorte" ou programas desse tipo da disputa.

    ResponderExcluir
  9. Robo não faz milagre! Se meu preço é menor que o valor mínimo estipulado no robo certamente vou ganhar. Pensem nisso antes de culpar o robo pelo seu fracasso !

    ResponderExcluir