Translate

31 dezembro 2010

Por que ...?

Ao longo do semestre solicitei aos meus alunos de graduação que fizessem uma pergunta interessante e sugerissem uma resposta. Nos próximos dias irei postar algumas destas perguntas e sua possível resposta. O texto em itálico é de autoria do aluno.

Por que as grandes redes de supermercado passaram a vender eletrodomésticos? (D. Guimarães)

O que realmente acontece é que as vendas de eletrodomésticos são altamente rentáveis. Como estes bens possuem um valor maior que produtos usualmente vendidos em supermercados, geralmente são adquiridos pelos consumidores em pagamentos a prazo o que garante a receita financeira que o supermercado queria ganhar sobre você. Por isso também que a loja sempre quer que você compre com o cartão dela, e para isso oferecem ofertas que só podem ser aproveitadas por quem o tenha.A contabilidade já trata de evidenciar esses fatos através do ajuste a valor presente distinguindo assim receitas financeiras das de vendas propriamente ditas.


Em geral a lucratividade de um produto numa rede de supermercado leva em consideração não somente a margem de lucro mas também o giro (a rapidez que a mercadoria sai da loja), o espaço ocupado (o aluguel ou o seu custo de oportunidade é elevado) e o poder de atração dos clientes para consumir outros produtos. Assim, fazer promoção de óleo de cozinha é interessante pelo fato disto atrair novos clientes. Já a venda de eletrodomésticos pode ser uma boa justificativa para atrair um potencial cliente para o cartão de crédito da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário