Translate

15 julho 2010

Com expressões curiosas traduzidas do japonês, gráficos de "vela" ganham espaço nas análises do mercado financeiro
Emanuel Alencar - O Globo

RIO - "Bebê abandonado", "estrela cadente", "martelo invertido", "homem careca", "nuvem escura"... Expressões curiosas derivadas de leituras gráficas inventadas pelos japoneses no século XVIII, os candlesticks (castiçais, em português) quebram o tom muitas vezes formal e frio do mercado financeiro e ganham terreno no Brasil, num processo que começou, de maneira mais consistente, há cinco anos.

As análises gráficas de candlestick têm este nome porque os objetos que formam o gráfico referente ao desempenho de uma ação na Bovespa (Petrobras PN, por exemplo), lembram os suportes de velas. Para orientarem seus clientes, analistas técnicos - também chamados de "grafistas" - elaboram relatórios com estes gráficos, buscando identificar padrões e indicadores que se repetem periodicamente. A análise dos gráficos de candles é visual: o analista observa no gráfico uma tendência estabelecida e tenta encontrar figuras (chamadas padrões) que tenham certa relevância. São estes desenhos que ganham os nomes curiosos.

Cada candle ("vela") é formada ao fim de um determinado período. Dependendo do desempenho do papel, a "vela" formada terá um tipo de formato. Ao fim do pregão, os clientes recebem esta análise gráfica, com comentários dos analistas técnicos. Desta forma, o investidor pode tomar a decisão de vender ou não a ação, com base em comportamentos anteriores das "velas".

Além de ações específicas, os gráficos de candle podem se referir a um indicador específico na Bovespa, ou seja, a um conjunto de ações, como o Ibovespa.

Técnica se popularizou em Nova York
Especialistas de análise gráfica contam que a origem do candlestick é japonesa, ainda no tempo em que só eram negociados contratos futuros de arroz na bolsa. Naquela época, os japoneses já eram bons grafistas. A técnica sobreviveu no oriente e se popularizou graças a Steve Nisson, um americano que operava no mercado de ações de Nova York, no início da década de 80.

A maioria das plataformas gráficas já começa a adotar os gráficos de candles, substituindo os de barra e os de linha - Carlos Alberto Debastiani
Apesar dos termos divertidos, os candles são coisa séria, sim senhor. Autor do livro "Candlestick - um método para ampliar lucros na bolsa de valores" (2007, Editora Novatec), o empresário Carlos Alberto Debastiani explica que o método oferece ao investidor uma visão mais precisa das tendências dos pregões do que, por exemplo, os gráficos de linhas ou barras:

- Os candles têm ganhado o gosto dos investidores. A maioria das plataformas gráficas já começam a adotar os gráficos de candles, subistituindo os de barra e os de linha. Ele é mais rico, diz com mais fidelidade o que acontece no pregão. Além disso não usa uma terminologia técnica. Os nomes lembram, de fato, os formatos. O martelo tem um formato semelhante à ferramenta. A "nuvem negra" é formada por candles brancos alongados, cobertos por um candle negro. Tem a ver. O Brasil vem pasando por uma etapa de crescimento do mercado de ações e a tendência é que este método se popularize.

Debastiani explica que os candles, como todos os demais gráficos, são montados sobre uma matriz bidimensional com eixos X e Y. A escala vertical demarca a evolução dos valores dos ativos enquanto a escala horizontal representa a linha do tempo, que irá marcar os intervalos. Esses intervalos podem ser de qualquer duração que se queira: um dia, uma semana ou "intraday", que são intervalos menores que um um dia (15 ou 30 minutos, por exemplo). Cada um desses intervalos definidos irá compor um elemento gráfico (um candle).

Para se criar o candlestick usa-se o preço de abertura, fechamento, máximo e mínimo de cada dia. O corpo do candlestick é representado por uma barra cuja altura é dada pela diferença entre o preço de fechamento e abertura, enquanto a linha acima (o pavio da vela) e abaixo correspondem ao preço máximo e mínimo respectivamente. Quando o preço de fechamento é maior que o preço de abertura do dia, o candlestick normalmente é representado pela cor branca. E quando o preço de fechamento é menor que o preço de abertura do dia, utiliza-se a cor preta.

Há dez anos poucas pessoas conheciam e muitas que conheciam não acreditavam (no método). De cinco anos pra cá tenho visto um "boom" dos candles - Rodrigo Correia
O analista técnico Rodrigo Correia, da Doji Star Four Graphics, empresa especializada em consultoria e treinamento em análise gráfica, também enxerga um "boom" dos candlesticks.

- Quando eu comecei na área, não traduzia nem associava os gráficos a estes termos. Mas hoje em dia a metodologia é muito usada aqui no Brasil. Há dez anos poucas pessoas conheciam e muitas que conheciam não acreditavam (no método). De cinco anos pra cá tenho visto um "boom" dos candles.


Além de integrar o vocabulário cotidiano dos analistas, estes termos acabam indo para relatórios de clientes, diz Correia.

- Aqui na empresa, o cliente está sempre ciente do padrão que pintou ou que está para pintar, principalmente no boletim diário.

Raphael Figueiredo, analista da Icap Brasil, diz que os gráficos ajudam os investidores a compreenderem melhor um assunto muitas vezes tido como complicado e confuso.

- É claro que esta linguagem menos formal, mais simples, ajuda a atrair novos clientes, mas expressões são mais faladas entre os especialistas do que nos relatórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário