Translate

16 fevereiro 2010

Grécia 2

Wall Street ajudou Grécia a ocultar explosão da dívida
Folha de São Paulo - 15/2/2010
DO "NEW YORK TIMES"

Táticas semelhantes às que Wall Street usou e que deflagraram a crise do crédito imobiliário de risco agravaram a crise que abala a Europa e solapa o euro, ao permitir que governos europeus ocultem dívidas cada vez maiores.

Esse tipo de transação permitiu que a Grécia continuasse a gastar em deficit, como um consumidor que faz uma segunda hipoteca sobre sua casa. À medida que preocupações quanto à Grécia abalam os mercados, registros e entrevistas demonstram que, com a ajuda de Wall Street, o país se envolveu em um esforço com duração de dez anos para contornar os limites de endividamento impostos pela União Europeia.

Enquanto a crise se aproximava do ponto de ebulição, os bancos continuavam a procurar maneiras de ajudar a Grécia a postergar o dia do acerto de contas. No começo de novembro, três meses antes que Atenas se tornasse o epicentro da ansiedade financeira mundial, uma equipe do Goldman Sachs chegou à histórica cidade com uma proposta muito moderna a um governo que enfrentava dificuldades para pagar suas contas, relataram duas pessoas informadas sobre o encontro.

Os executivos do banco, liderados por Gary Cohn, presidente do Goldman Sachs, propuseram um instrumento financeiro que teria postergado a dívida do sistema de saúde grego para o futuro distante. O método funcionou no passado. Em 2001, pouco depois da admissão da Grécia à união monetária europeia, o Goldman Sachs ajudou o governo a tomar bilhões em empréstimos discretamente, segundo pessoas familiarizadas com a transação.

A operação foi escondida do público porque foi definida como transação cambial, e não como empréstimo, o que ajudou Atenas a cumprir as metas da União Europeia enquanto gastava mais do que podia.

Atenas optou por rejeitar a mais recente proposta do Goldman, mas, já que o país está sobrecarregado de dívidas e seus vizinhos mais ricos parecem inclinados a sair em sua ajuda, as transações dos últimos dez anos estão despertando questões sobre o papel de Wall Street no mais recente drama financeiro mundial.

Bancos e dívidas

Como na crise do "subprime" nos EUA e na implosão da seguradora AIG, derivativos financeiros desempenharam um papel importante na formação da dívida grega. Instrumentos desenvolvidos por Goldman Sachs, JP Morgan Chase e diversos outros bancos norte-americanos permitiram que os políticos mascarassem a captação adicional na Grécia, na Itália e, possivelmente, em outros mercados.

Em dezenas de transações em todo o continente, os bancos ofereceram dinheiro adiantado em troca de pagamentos pelos governos no futuro, de maneiras que permitiam excluir das contas públicas esses passivos. A Grécia, por exemplo, cedeu os direitos sobre receitas aeroportuárias e de loterias estatais por muitos anos.

A crise da Grécia representa o maior desafio já enfrentado pela moeda comum europeia, o euro, e para a meta de unificação econômica do continente. O país, no jargão dos banqueiros, é grande demais para quebrar. A Grécia deve US$ 300 bilhões ao mundo, e grandes bancos respondem por boa parte dessas dívidas. Uma moratória reverberaria em todo o planeta.

Uma porta-voz do Ministério das Finanças grego afirmou que o governo se reuniu com diversos bancos nos últimos meses, mas não aceitou nenhuma das propostas.

Wall Street não criou o problema da dívida europeia. Mas os bancos norte-americanos permitiram que a Grécia e outros países tomassem mais empréstimos do que podiam, em transações perfeitamente legais. Poucas regras governam a maneira pela qual países podem captar o dinheiro de que necessitam para cobrir despesas como as Forças Armadas e serviços de saúde.

"Se um governo quiser trapacear, há como trapacear", disse Garry Schinasi, veterano da divisão de vigilância de mercados de capitais no Fundo Monetário Internacional (FMI), que monitora a vulnerabilidade dos mercados mundiais de capitais.

Os bancos exploraram avidamente aquilo que era, para eles, uma simbiose altamente lucrativa com os governos perdulários. Embora a Grécia tenha rejeitado a proposta do Goldman Sachs em novembro de 2009, pagou ao banco cerca de US$ 300 milhões em honorários por organizar a transação de 2001, de acordo com executivos que conhecem a operação.

Derivativos como os usados na transação, que não são revelados ou documentados abertamente, reforçam a incerteza quanto à profundidade real dos problemas da Grécia e quanto à possibilidade de outros governos usarem truques de contabilidade extrabalanços. A maré do medo agora está subindo em outros países que enfrentam problemas econômicos, na periferia da Europa, e isso torna a captação mais cara para os governos de Espanha, Itália e Portugal.

Pecado orginal

Apesar de todos os benefícios que criou ao unir a Europa em torno de uma moeda única, o surgimento do euro veio acompanhado de um pecado original: países como Itália e Grécia entraram na união monetária com deficit maiores do que os permitidos sob o tratado que criou a moeda. Em lugar de elevar impostos ou reduzir gastos, no entanto, esses governos reduziram seus deficit artificialmente, por meio de derivativos.

"Os derivativos são um instrumento muito útil", disse Gustavo Piga, professor de economia e autor de um relatório sobre a transação italiana para o Conselho de Relações Exteriores. "Só são perigosos se usados para maquiar contas."

Na Grécia, a prestidigitação financeira foi ainda mais longe. Em uma espécie de venda de garagem conduzida em escala nacional, as autoridades gregas na prática hipotecaram os aeroportos e as rodovias do país, a fim de levantar dinheiro.

Embora truques contábeis como esses possam ser vantajosos em curto prazo, ao longo do tempo os resultados podem se revelar desastrosos.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Nenhum comentário:

Postar um comentário