Translate

30 novembro 2009

De Historiadores para Futuristas

Um texto de Ross Tieman no Financial Times (Historians asked to become forecasters, 27/11/2009, Surveys DID1, 11) discute a mudança nos centros de inteligencia contabeis das empresas. Para Tieman, no passado o papel do contador foi essencialmente de historiador, preparando relatórios sobre o que ocorreu no passado.

Com a chegada dos sistemas contábeis corporativos, que permite trabalhar rapidamente com as informações contábeis, existe uma demanda de mais informação, seja para as demonstrações dos fluxos de caixa ou detalhes dos passivos da empresa. O historiador deve se transformar num previsor. A mudança é deixar de olhar para trás e olhar para o futuro. Isto significa tratar com fatores imprevistos como mudanças nos preços das commodities, avaliações de moedas e taxa de juros.

Para Tieman, a necessidade de uma contabilidade em tempo real é mais importante hoje, particularmente nos mercados financeiros. Os reguladores e os administradores de risco querem monitorar o VAR e outras medidas.

Em muitas empresas, os sistemas de informação não são adequados para o desafio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário