Translate

18 novembro 2009

Análise de Redes na Pesquisa Brasileira

Este estudo adquire um caráter inovador ao conjugar a análise de redes sociais, não observada no campo de produção científica em ensino e pesquisa contábil, aos estudos bibliométricos.Assim, a presente investigação teve por objetivo analisar os atores mais relevantes na evolução do campo de produção científica em ensino e pesquisa contábil no contexto brasileiro. Realizou-se um estudo sociométrico (redes sociais) – empregando o software UCINET® 6 – e bibliométrico, analisando-se 139 artigos oriundos de anais e periódicos, divididos em três períodos: 2004-2005, 2006-2007 e 2008. As análises realizadas,empregando conceitos da teoria institucional, possibilitaram a identificação dos principais agentes envolvidos no campo de pesquisa contábil, tanto coletivos (instituições) quanto individuais (atores). Percebe-se uma relativa evolução no campo no que tange ao número deartigos publicados e à densidade das redes de cooperação. A partir da realização deste estudo,espera-se contribuir para o desenvolvimento do campo de produção científica em ensino e pesquisa contábil, permitindo a identificação e fomentando a realização de futuras associações entre autores e entre instituições de modo a ampliar a troca de informações e a construção de conhecimento no campo. Além disso, visa proporcionar a apresentação de um novo design de pesquisa para este campo, servindo, adicionalmente, como um instrumento de diagnóstico para Programas de Pós-graduação em Contabilidade, proporcionando a averiguação de seu efeito multiplicador especialmente no que tange à linha de pesquisa de ensino e pesquisa em Contabilidade.


UMA ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DO CAMPO DE ENSINO E PESQUISA EMCONTABILIDADE SOB A PERSPECTIVA DE REDES
Silvana Anita Walter (PUC-PR) Ana Paula Capuano da Cruz (UFPR) Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo (UFPR) e Flávia Pozzera Gassner (UFPR)

A figura a seguir - retirada do trabalho - mostra que o eixo da pesquisa brasileira na área de contabilidade está na USP.



O que eu posso dizer do trabalho? Extremamente interessante e criativo. Um dos melhores apresentados na USP este ano. Isto já deveria ter sido feito anteriormente. (Quem é fã de Numb3rs, uma série que passa na TV a cabo, já viu esta técnica antes e já sonhou em fazer um trabalho como este)

Uma sugestão: façam nos conselhos de administração das empresas abertas brasileiras. As conclusões serão interessantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário