Translate

02 outubro 2009

Pesquisa no Multi

Este estudo epistemológico, orientado pela bibliometria, demonstra as especificidades das referências bibliográficas incorporadas pelos autores na construção das dissertações defendidas no Programa Multi-institucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (UFPB, UFPE, UFRN e UnB) no período de 2002 a 2007. Mediante o uso da técnica estatística do Qui-Quadrado e da Análise de Correspondência, o estudo destaca a relação entre o referencial bibliográfico utilizado para a construção da plataforma teórica das dissertações produzidas e a área temática (ensino, usuários externos e usuários internos) e com as instituições integrantes do programa. Os resultados apontam que as principais fontes de informação usadas para a construção do conhecimento, segundo as áreas temáticas, são os livros nacionais, as revistas estrangeiras e os endereços eletrônicos, sendo os livros nacionais o referencial predominante em cada área. Quanto à relação das categorias dos referenciais bibliográficos com as instituições integrantes do programa, averiguo-se que a UnB aproximase das revistas estrangeiras, livros estrangeiros traduzidos e endereços eletrônicos; a UFPE aproxima-se das dissertações, teses, leis, decretos e normas; a UFPB aproxima-se de anais de eventos nacionais e revistas nacionais; e a UFRN aproxima-se dos anais de eventos estrangeiros, livros estrangeiros e livros nacionais. Verificou-se uma baixa proporção de anais de eventos nacionais e revistas nacionais, dificultando discussões teórico-empíricas contemporâneas veiculadas em publicações dessa natureza. Revela-se ainda baixa proporção de consultas a teses e dissertações, indicando que os mestrandos desse Programa podem estar dando baixa significância a esse tipo de fonte de informação para a construção do saber.

Análise do Referencial Bibliográfico de Dissertações do Programa Multiinstitucional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (UFPB, UFPE, UFRN E UNB) - Nálbia de Araújo Santos, Severino Cesário de Lima, Gilberto de Andrade Martins (USP)

Segundo palavras do Coordenador do Programa:

Os autores são doutorandos da FEA/USP. O curioso é alguém de fora basear-se em nosso sítio para desenvolver pesquisas. Isso é muito bom. Aparentemente, o nosso programa é um dos poucos da nossa área (senão o único) que tem todas as dissertações desde o inicial disponíveis na INTERNET.

Nenhum comentário:

Postar um comentário