Translate

02 agosto 2007

A publicação em Periódicos Acadêmicos irá perder a importância?

Um pesquisador que deseja publicar num periódico de bom nível pode levar mais de dois anos para conseguir seu intento. Após enviar seu texto para o periódico, ele aguarda de dois a seis meses (em alguns periódicos este prazo é maior) com as respostas dos pareceristas (geralmente dois). Feitas as correções, o artigo é reenviado para o periódico, que encaminha para os pareceristas aprovarem o que foi corrigido.

Com a aprovação do artigo, o texto entra numa lista de espera, que pode demorar um certo tempo. Recentemente saiu um artigo de minha co-autoria que tinha sido escrito há três anos.

Para quem deseja fazer um bom currículo acadêmico, este é o caminho. Isto significa que o que está sendo agora pesquisado só deverá chegar nos periódicos em 2010. Mas será que isto é o caminho mais adequado?

Recentemente um periódico da economia adotou um política interessante de fazer uma análise do artigo sem revisão (clique aqui para ler).

Agora uma pesquisa conduzida por Ellison (Is Peer Review in Decline?) mostra que nas últimas décadas observou-se um declínio dos artigos escritos por economistas de universidades com melhores rankings.

Existem algumas possíveis explicações para este acontecimento. Em primeiro lugar, talvez mais novos pesquisadores talentosos estejam publicando nos dias de hoje. Uma segunda possibilidade é o próprio processo de revisão dos jornais econômicos. Finalmente, Ellison considera a possbilidade de declínio na qualidade das revisões e nas características da publicação acadêmica, que torna menos atrativo publicar.

Clique aqui para ler também

Nenhum comentário:

Postar um comentário