Translate

02 agosto 2007

Pareceristas

Existe uma crise nos pareceres da área? Acredito que sim, pois a qualidade está caindo. Isto inclui a educação dos pareceristas. Num congresso recente um parecer tinha os seguintes dizeres:

Trata-se de mais uma investigação semelhante aos inúmeros trabalhos coordenados pelo Prof. YYY. Nada acrescenta ao já publicado. A plataforma teórica - modelo de Trzesniak - é extremamente confusa, daí os autores calcularem apenas os fatores de impacto. Apresenta enormes tabelas que pouco dizem. Não explicam como chegam, por exemplo, aos 42705 autores, 83159 referências de um ano, sendo que depreende-se [SIC] que são necessários três anos. Caso o processo seja manual, sugerimos o emprego de ´presidiários´ para essa tarefa. Acho que não errei nas contas: segundo os criativos autores, há em média 21 autores por artigo e com uma média de 42 referências por artigo, em um ano que os autores pesquisaram a base SCOPUS.


Deselegante, no mínimo. O trabalho não é de minha autoria, mas conheço o autor e sei de sua enorme capacidade. Parece que o parecerista não merecia estar na listagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário