Translate

07 agosto 2007

Mc Donald´s e salários

A empresa McDonald´s sempre teve como foco a redução de custos. Agora está preocupada com o salário baixo (reflexo do termo McJob?, clique aqui). A seguir reportagem do Wall Street Journal

McDonald's aumenta salários na China
August 6, 2007 7:36 p.m.

Por Mei Fong
The Wall Street Journal

A McDonald's Corp. está aumentando salários e adotando novos uniformes, intensificando os esforços para melhorar sua imagem como empregador na China por causa de leis trabalhistas mais rígidas e vigilância do sindicato do setor, que tem o apoio do governo chinês.

O McDonald's disse ontem que vai elevar os salários dos funcionários de suas lanchonetes entre 12% e 56% mais que as diretrizes de salário mínimo da China. A medida, válida a partir de 1o de setembro, afetará cerca de 45 mil empregados de tempo integral e meio período, inclusive estudantes. Na média, a mudança representará um aumento de 30% para o pessoal de frente do McDonald's, diz Jeffrey Schwartz, diretor-presidente da rede na China.

O McDonald's e sua rival Yum Brands Inc., que possui as marcas KFC e Pizza Hut, têm sido alvo de uma vigilância especial por causa de seu tamanho e marcas conhecidas, mas as pressões salariais têm aumentado na China de maneira geral.

Para o McDonald's e a Yum Brands, a China é um mercado cada vez mais importante. O McDonald's, em particular, está numa blitz de mídia em antecipação às Olimpíadas de Pequim em 2008, das quais é patrocinadora oficial.

O McDonald's tem 815 lojas na China e está adicionando cerca de 100 novos pontos-de-venda por ano. Executivos não quiseram dizer quanto os aumentos salariais adicionarão aos custos operacionais no país, que também são afetados pela alta nos preços de grãos e carne. Schwartz diz que o McDonald's conseguiu reduzir outros custos, como o de papel, graças à maior economia de escala resultante da expansão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário