Translate

15 abril 2007

Auditoria

Um caso interessante de fraude:

Hospital fazia falsos exames em nome de atrizes
Ricardo Rodrigues
O Estado de São Paulo - 14/04/2007

MACEIÓ A cantora Ivete Sangalo e as atrizes Juliana Paes, Letícia Spiller, Carolina Dieckman e Vera Holtz, entre outras celebridades da televisão brasileira, estão na lista de "pacientes" do Hospital Sanatório de Maceió como se tivessem se submetido ao exame de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), embora nunca tenham pisado no local. Ao todo, foram pagas pelo governo 79 mamografias nunca feitas em nome das famosas no ano de 2006.

O escândalo foi descoberto por uma auditoria do Ministério da Saúde e envolve o superfaturamento nas contas do SUS. Ontem, o Ministério Público Federal (MPF-AL) requisitou à Polícia Federal (PF) a instauração de inquérito policial para apurar as irregularidades. O relatório final da auditoria foi encaminhado ao MPF no dia 10 pelo então secretário municipal de Saúde de Maceió, João Macário. Nos autos, a direção do Hospital Sanatório reconhece a irregularidade, responsabilizando o serviço terceirizado de radiologia, e comprova o reembolso da quantia recebida do SUS pelo serviço não prestado. A procuradora da República Niedja Kaspary determinou a abertura de um procedimento administrativo para apurar a lesão ao direito do cidadão, uma vez que as requisições para o exame de mamografia são limitadas e o prejuízo não acaba com o ressarcimento ao SUS. "No momento em que pessoas fictícias aparecem como tendo feito exames, pacientes que precisavam do serviço tiveram o direito à saúde violado."

INDIGNADAS

Do Rio, a atriz Vera Holtz indignou-se ao saber que seu nome foi usado por fraudadores. "É um absurdo usarem esse recurso para tomar o dinheiro público que poderia beneficiar muitas pessoas", disse. Vera, que vive a promoter trambiqueira Marion na novela Paraíso Tropical, da Rede Globo, disse que espera que o caso se revolva logo e o dinheiro seja devolvido.

Além dela, os fraudadores usaram os nomes das atrizes Lília Cabral, Carolina Dieckman e Letícia Spiller e da cantora Ivete Sangalo. Segundo a assessoria da cantora, Ivete viu a notícia na televisão e achou graça. Comentou que, apesar de lhe atribuírem 68 anos de idade nos documentos fraudados, ao menos a colocaram entre mulheres queridas do público. Lília Cabral não soube da notícia porque está no exterior e Letícia Spiller mandou dizer, por sua assessoria, que não tem qualquer comentário a fazer sobre o assunto.COLABOROU BEATRIZ COELHO DA SILVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário