Translate

07 dezembro 2013

Fato da Semana

Fato: A Transparência Internacional divulgou um novo ranking da corrupção mundial. Novamente o Brasil não conseguiu mostrar um avanço no combate à corrupção, permanecendo em posições muito aquém do que gostaríamos. Parece que tudo que fazemos não é suficiente para melhorar esta posição.

Qual a relevância disto? A corrupção possui consequências as mais amplas possíveis. O uso do dinheiro público, arrecadado nos tributos, poderia ser melhor dispendido se a corrupção fosse menor. Isto poderia até reduzir os valores que pagamos para o governo. Mas a corrupção também afeta a forma como as empresas trabalham, a relação entre os agentes econômicos, o desrespeito aos outros, a forma como comportamos no trânsito, a nossa aceitação aos comportamentos escusos dos servidores, entre outros inúmeros casos. Evoluir no ranking da corrupção deveria ser objetivo número 1 do nosso povo.
Esforços realizados neste sentido, como a Lei de Responsabilidade Fiscal, parece que são insuficientes para resolver este problema.

Positivo ou Negativo?  Negativo.

Desdobramentos: Enquanto não resolvermos este problema estrutural, nós não teremos um país desenvolvido.


Outros eventos relevantes da semana: será que existe algo mais relevante do que saber que ainda somos corruptos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário