Translate

19 dezembro 2013

Friehling, o contador de Madoff: Mudo ou Burro?

O escândalo que envolveu o investidor Madoff foi muito comentado. Ao longo de muitos anos, Madoff tomou dinheiro de investidores e prometeu retornos acima do mercado acionário. Num esquema de pirâmide ou esquema Ponzi, Madoff usava o dinheiro de novos investidores para pagar a rentabilidade prometida aos antigos investidores. Isto funcionou por anos e Madoff era visto como um mago das finanças.

O esquema desenvolvido por Madoff ruiu em 2008. Durante 17 anos, a empresa de Madoff contou com o apoio de uma pequena empresa contábil, a Friehling & Horowitz. O nome da empresa refere-se aos dois sócios, que com sua secretária, eram responsáveis pela auditoria da empresa de investimentos. Friehling (fotografia) graduou na Cornell University em 1981 e entre 2000 a 2008 recebeu mais de 5,5 milhões de dólares para fazer seu trabalho. Horowitz conhecia Madoff desde 1963 e trabalhava com seu genro, Friehling, tendo falecido em 2009.

Mesmo antes da quebra da Madoff, alguns analistas perguntavam se a pequena empresa de contabilidade, com único contador ativo, poderia fazer um trabalho de auditoria sério.

Após o escândalo, muitos problemas relacionados com a empresa e seu sócio-trabalhador apareceram: não estava registrada no PCAOB, não foi revisada por pares, entre outros aspectos. Em 18 de março de 2009, seis dias após a morte de Horowitz, Friehling foi acusado de fraude. Ele perdeu seu certificado de contador, pagou multa, seu filho cometeu suicídio e foi condenado.

Uma pergunta que se faz é se Friehling foi um bobo inocente ou se sabia o que estava acontecendo. As evidências parecem indicar que era um contador que recebeu por algo que não estava fazendo corretamente, não podendo ser classificado como um profissional inteligente.

A agência de notícias Bloomberg (Madoff’s ‘Dumb’ Accountant Remark Won’t Be Heard by Jury, Erik Larson, 18 de dezembro de 2013) informou recentemente que esta impressão talvez esteja correta. Durante o processo de julgamento de Madoff, o mesmo reconheceu que Friehling era “dumb”. Este termo pode significar “mudo”, mas também “estúpido, burro” ou algo do gênero. Pelo que conhecemos deste contador, talvez o segundo significado seja mais adequado.

Para ler mais: Sobre Friehling, o verbete da Wikipedia em inglês é um bom resumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário